Bruun Larsen e a chamada ao Europeu: "Fiquei contente, mas não surpreendido"
Depois de uma boa época ao serviço do Burnley, da Premier League, Jacob Bruun Larsena não ficou surpreendido com o facto de o selecionador da Dinamarca, Kasper Hjulmand, o ter escolhido para a fase final na semana passada.
"Recebi a mensagem de Kasper Hjulmand na quinta-feira, depois do treino em Brøndby. Claro que fiquei contente, muito contente, mas não fiquei surpreendido. Tinha estabelecido o objetivo de ir ao Campeonato da Europa e acreditei nele desde que me mudei para o Burnley no ano passado. Acreditei nele até ao fim", explicou Bruun Larsen.
O extremo de 25 anos marcou sete golos em 36 jogos em todas as competições pelo Burnley. O seu objetivo é transferir as boas exibições para a seleção nacional, porque não está aqui apenas para servir de cone de treino, sublinha.
"Não me satisfaço com o facto de 'apenas' estar lá. É ótimo estar aqui, mas quero entrar e mostrar o que sei fazer. O selecionador nacional precisa de ver que tem um jogador que dá 100 por cento", afirmou.
O driblador de pés velozes terá a oportunidade de se mostrar esta semana nos jogos particulares contra a Suécia e a Noruega, antes de começar a falar a sério com a estreia no Campeonato da Europa contra a Eslovénia, no domingo da próxima semana.
Há um ano, estava longe da seleção nacional, depois de uma primavera marcada por lesões. Paciência na sua reabilitação e a mudança certa de clube abriram caminho para o seu lugar na equipa do Campeonato da Europa, acredita.
"Em 2023, só joguei 15 minutos de janeiro até às férias de verão. Mas, felizmente, as coisas podem acontecer rapidamente no futebol. Recuperei da minha lesão e gastei o tempo extra necessário para recuperar, para não entrar em campo demasiado cedo. Depois mudei-me para um bom clube, tive um bom início de época e mantive-me firme, e a recompensa veio sob a forma de muitos jogos na Premier League. E a recompensa veio na forma de muitos jogos na Premier League, e agora estou no Campeonato Europeu", asseverou.
Ele tem muito a agradecer ao técnico Vincent Kompany. O ex-jogador belga havia trabalhado com Bruun Larsen no Anderlecht, e Kompany atraiu o dinamarquês para o Burnley.
"Ele tem um papel muito importante no que eu fiz esta época. Tive contacto com ele depois do meu fracasso na primavera de 2023, e sabia que não era assim tão atraente depois de ter estado lesionado durante seis meses. Mas ele acreditou em mim e levou-me para o Burnley, e depois deu-me a oportunidade e eu aproveitei-a", diz Bruun Larsen.
A partir da próxima temporada, Kompany será técnico do Bayern de Munique, enquanto Jacob Bruun Larsen voltará ao Hoffenheim, onde tem contrato por mais um ano. É pouco provável que volte a trabalhar com Kompany após as férias de verão.
"Não que eu saiba, pelo menos. Ainda não falei com ele sobre uma transferência", brinca Jacob Bruun Larsen.
O jogador dinamarquês, que disputou o Campeonato Europeu, espera continuar a jogar num clube da Premier League no futuro.
"Tenho um gosto pela Premier League. É uma grande liga, é o escalão mais alto. Não sei o que vai acontecer, mas estou aberto a continuar na Premier League. O jogo é rápido, a intensidade dos jogos é elevada e não há jogos fáceis. Há futebolistas talentosos e é uma grande liga para se estar e medir-se contra os melhores", concluiu.o jogador dinamarquês.