Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Calzona explicou convocatória da Eslováquia: "Temos de ir com jogadores que estejam na melhor forma possível"

TASR
Francesco Calzona durante a conferência de imprensa de divulgação dos convocados
Francesco Calzona durante a conferência de imprensa de divulgação dos convocadosTASR
Francesco Calzona (55 anos), selecionador da Eslováquia, anunciou esta sexta-feira a lista final de 26 jogadores para o Campeonato da Europa na Alemanha. O treinador excluiu o defesa Michal Tomic, lesionado, o guarda-redes Dominik Takáč, o defesa Matúš Kmet, os médios Jakub Kadák e Dominik Hollý e o avançado Róbert Polievka da vasta lista de convocados, que fechou o estágio de preparação em Bad Erlach, na Áustria, com uma vitória por 4-0 sobre São Marino.

"Polievka não está em forma"

O que surpreendeu foi a não nomeação do melhor marcador da Liga eslovaca. Apesar de Polievka se ter debatido com uma lesão no músculo posterior da coxa na primavera, regressou aos relvados no final da época e, com 13 golos, conquistou o primeiro lugar na lista de melhores marcadores do campeonato.

"As decisões são tomadas com base nas características dos jogadores, Polievka teve um pouco de dificuldade, não estava à vontade. No entanto, contamos com ele para o futuro, disse-lhe que, na minha opinião, não está na sua melhor forma neste momento. Temos de jogar este Europeu com jogadores que estejam na melhor forma possível, por isso tomámos esta decisão", justificou Calzona.

"Vamos para o Campeonato da Europa, onde vamos encontrar os melhores jogadores da Europa e talvez até do mundo. Quando tenho de encontrar o que talvez falte a estes jogadores, eles ainda não estão ao nível dos melhores da Europa", admitiu o selecionador.

Foi Calzona quem deu ao avançado do Banska Bystrica a sua primeira oportunidade na seleção nacional, estreando-se no jogo de abertura da qualificação contra o Luxemburgo (0-0). No entanto, um dos melhores marcadores da liga eslovaca não marca há dez jogos. Calzona também criticou a qualidade da liga eslovaca, da qual nomeou apenas três jogadores (David Strelec, Juraj Kucka e Sebastián Kóša).

"Penso que a liga eslovaca precisa de melhorar e crescer. Têm de melhorar a qualidade. Um exemplo é o Polievka, que tem números muito bons e é o melhor marcador em quase todas as épocas. Mas na seleção nacional é diferente, ele não tem tanto destaque", explicou.

Os convocados de Francesco Calzona para o Euro-2024
Os convocados de Francesco Calzona para o Euro-2024TASR

"Neste momento, ainda existe uma grande diferença entre a Eslováquia e as outras ligas europeias. Não digo que seja eu, mas também os resultados. Algumas equipas eslovacas nem sequer conseguem passar a primeira fase preliminar das competições europeias. Mesmo que uma equipa consiga passar, é eliminada logo na fase a eliminar", acrescentou Calzona.

O estágio contou com três estreantes: Kmet, Kadak e Tomas Rigo.

"Estamos a experimentar Kadak numa nova posição, onde jogam Stanislav Lobotka ou Patrik Hrosovsky. É a sua posição ideal e ele fez um trabalho de qualidade neste estágio", disse Calzona.

Rigo, do Baník Ostrava, também marcou um golo na sua estreia contra São Marino. O médio Matúš Bero chegou à nomeação final à terceira tentativa e, finalmente, Strelec, sobre quem o treinador tinha dúvidas antes do último estágio, também conseguiu entrar.

"Rigo mostrou personalidade em campo e um desempenho muito confiante. Teve também a sorte de ter feito muitos jogos pelo seu clube. É um tipo muito inteligente que aprendeu rapidamente as questões táticas. Mas não queremos colocá-lo sob pressão, pois ainda estamos a falar do Campeonato da Europa. Conheço muito bem o goleador e as suas qualidades, mas sempre que o chamei também tive as minhas dúvidas. Já referi que não sei se ele compreende que este é o seu trabalho. Agora foi-lhe dada esta oportunidade porque tem muita qualidade", explicou o treinador.

Sem dúvidas com Sauer

O jogador mais jovem a ter uma oportunidade no Campeonato da Europa é Leo Sauer, de 18 anos, do Feyenoord. 

"Ele tem um enorme potencial, penso que será o único jogador que poderá jogar pelos sub-19 e estar no Campeonato da Europa. Vejo nele uma enorme qualidade, ainda está um pouco atrofiado, mas está a crescer. É por isso que não tenho dúvidas sobre ele", acrescentou Calzona.

A Eslováquia fará o último jogo de preparação no domingo, contra o País de Gales, no Estádio Anton Malatinsky, em Trnava. Na segunda-feira, os jogadores voam para Mainz, onde se realizará o estágio principal, e uma semana depois enfrentam o primeiro jogo do grupo E, contra a favorita Bélgica, em Frankfurt.

Na fase de grupos, a Eslováquia defrontará também a Ucrânia (21 de junho) e a Roménia (26 de junho). Este será o terceiro campeonato europeu e o quarto campeonato de alto nível da história da Eslováquia.