Campeonato Europeu de Futebol rendeu à Alemanha 7,44 mil milhões de euros
Mais de 90 por cento do total provém das despesas efetuadas pelos 2,7 milhões de visitantes dos estádios. A maior parte das despesas foi efetuada em alojamento, viagens para as cidades anfitriãs e viagens dentro das respectivas cidades, bem como em restauração.
A Alemanha gerou um valor total de publicidade de 571 milhões de euros através da sua presença nos meios de comunicação social de todo o mundo.
Faeser: "Expectativas superadas"
"Os resultados do estudo são muito agradáveis, uma criação de valor total de 7,4 mil milhões de euros na Alemanha excede as expectativas da organização do torneio na Alemanha", afirmou Nancy Faeser, Ministra Federal do Interior responsável pelo desporto.
"Estou particularmente satisfeita por estes efeitos económicos, sociais e mediáticos do torneio também terem chegado diretamente às cidades", acrescentou.
Bernd Neuendorf fez uma avaliação semelhante.
"O torneio não nos proporcionou apenas grandes jogos e um ambiente fantástico nos estádios", disse o presidente da DFB: "Foi também um sucesso do ponto de vista económico e social".
De acordo com o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, os números mostram "que os grandes eventos desportivos não são apenas um benefício para todos no futebol, mas para a sociedade em geral".
Custos significativamente inferiores às receitas
Os custos do torneio final para os contribuintes alemães não foram listados pela UEFA e pela DFB - estima-se que ascendam a 650 milhões de euros.
A UEFA já tinha anunciado, na semana passada, que iria distribuir uma grande parte das receitas do Campeonato da Europa pelas 55 federações filiadas. A UEFA não forneceu quaisquer informações sobre a fórmula de distribuição. Antes do início do torneio, a federação previa um lucro de 1,2 mil milhões de euros.
A UEFA anunciou também que irá pagar um total de 240 milhões de euros em prémios aos clubes dos jogadores do Campeonato da Europa. Na Alemanha, os projetos de sustentabilidade no setor amador serão apoiados com sete milhões de euros.
No que diz respeito aos adeptos, a UEFA declarou que, para além dos 2,7 milhões de espectadores nos estádios, foram contabilizadas mais 6,2 milhões de pessoas nas fan zones. De acordo com a UEFA, os ecrãs de todo o mundo registaram 5,2 mil milhões de espectadores.