Codygo Gakpo abre a porta dos quartos: Países Baixos afastam Roménia
Recorde as incidências da partida
A surpreendente Roménia terminou líder do Grupo E, onde todas as seleções fizeram quatro pontos, e marcou encontro com os Países Baixos, um dos melhores terceiros classificados da fase de grupos. O desafio era exigente para a turma de Iordanescu, mas o sonho falava mais alto.
Os romenos até entraram particularmente bem no encontro, muito por conta de um nome: Dennis Man. O jogador do Parma foi sempre dos mais irreverentes em campo e foi do seu pé esquerdo que saiu a primeira grande oportunidade do encontro, com um excelente remate de meia distância. Para sorte de Bart Verbruggen, o esférico saiu ligeiramente ao lado da baliza neerlandesa. A resposta não tardou.
Aos 20 minutos, Xavi Simons colocou a bola nos pés de Cody Gakpo e o avançado do Liverpool fez tudo bem. Puxou a bola para o lado e rematou forte para o fundo das redes romenas. 1-0 e sorriam os milhares e milhares de adeptos dos Países Baixos presente na Allianz Arena.
Ainda no primeiro tempo, Memphis Depay viu Dragusin tirar-lhe o pão da boca e a hipótese de dilatar a vantagem para a turma de Koeman, que revelou alguns erros na tomada de decisão no segundo tempo.
A avalanche ofensiva dos Países Baixos traduziu-se em boas oportunidades nos últimos 45 minutos - Van Dijk ao poste (58') e Cody Gakpo para defesa de Nita (62') - seria inevitável.
A Roménia tinha sérias dificuldades para aguentar a pressão do adversário, que contou com o relógio Tijjani Reijnders no miolo e o certeiro Gakpo na frente, e acabou por sofrer o segundo de forma natural a escassos minutos dos 90.
Gakpo trabalhou mutíssimo bem junto à linha de fundo e serviu de bandeja Donyell Malen para o 2-0. E já numa fase de algum desnorte romeno, Malen voltou a fazer o gosto ao pé, já em tempo de descontos. Justo, mas podia ter sido tudo resolvido muito mais cedo.
Homem do jogo Flashscore: Donyell Malen (Países Baixos)