Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

CR200: cinco momentos memoráveis de Cristiano Ronaldo na Seleção

Cristiano Ronaldo à beira das 200 internacionalizações
Cristiano Ronaldo à beira das 200 internacionalizaçõesAFP
Cristiano Ronaldo, que já é o recordista mundial de jogos pela seleção masculina, vai atingir mais um marco na próxima terça-feira, com a sua 200.ª internacionalização ao serviço de Portugal, quando a equipa das quinas visitar a Islândia na qualificação para o Euro-2024.
Os números de Cristiano na Seleção Nacional
Os números de Cristiano na Seleção NacionalAFP/Opta by Stats Perform

Em vésperas de mais um momento histórico na vida profissional de Cristiano Ronaldo, um dos jogadores portugueses mais consagrados a nível mundial, o Flashscore, juntamente com o precioso contributo da AFP, recorda cinco momentos memoráveis da carreira internacional de 20 anos de Ronaldo.

Euro-2004 foi a primeira grande competição de Ronaldo na Seleção
Euro-2004 foi a primeira grande competição de Ronaldo na SeleçãoAFP

Primeiro golo internacional

Ronaldo estreou-se na seleção aos 18 anos, como suplente, no lugar de outro ícone português, Luís Figo, em agosto de 2003. A sua estreia em grandes competições aconteceu no verão seguinte, quando Portugal recebeu o Euro 2004, onde marcou o seu primeiro golo pela seleção portuguesa.

O histórico camisola 7, então com o dorsal 17, saltou do banco de suplentes na surpreendente derrota inicial por 2-1 contra a Grécia, que viria a ser campeã em território português. Já era titular na altura em que Portugal perdeu a final, precisamente contra a seleção helénica.

CR7 marcou uma geração na Seleção Nacional
CR7 marcou uma geração na Seleção NacionalAFP

Primeiro Campeonato do Mundo

Com 21 anos e 132 dias, Ronaldo tornou-se o mais jovem marcador de um Campeonato do Mundo, ao converter uma grande penalidade contra o Irão no Mundial de 2006, na Alemanha.

O jogador atraiu atenções menos positivas quando protestou entusiasticamente com o árbitro depois de Wayne Rooney, da Inglaterra, ter pisado Ricardo Carvalho nos quartos de final. Ronaldo foi apanhado pelas câmaras a piscar o olho enquanto o seu colega de equipa do Manchester United era expulso.

CR7 converteu o pontapé vencedor no desempate através de grandes penalidade, mas Portugal perdeu nas meias-finais com a França.

Ronaldo saiu lesionado na final do Euro-2016
Ronaldo saiu lesionado na final do Euro-2016AFP

Os troféus

Portugal foi eliminado na primeira eliminatória do Euro-2008 e do Mundial-2010, nas meias-finais do Euro-2012 e na fase de grupos do Mundial-2014, mas Ronaldo e Portugal conquistaram finalmente um troféu internacional no Euro-2016, em França.

Ronaldo marcou três golos no caminho para a final, bem como o remate decisivo no desempate por penáltis contra a Polónia nos quartos de final. Mas na final contra a França, saiu de maca aos 25 minutos. Éder marcou o único golo do jogo no prolongamento e o capitão Ronaldo ainda levantou o troféu.

"Não foi a final que eu queria, mas estou muito feliz. É um troféu de todos os portugueses, de todos os imigrantes, de todas as pessoas que acreditaram em nós, por isso estou muito feliz e muito orgulhoso", disse Ronaldo no desfile da vitória em Lisboa.

Três anos depois, quando Portugal organizou a primeira final da Liga das Nações em 2019, Ronaldo marcou os três golos na vitória por 3-1 nas meias-finais contra a Suíça, perante o público português no Porto.

"Eu era o treinador dele em 2003 e podia ver onde ele iria chegar", disse o treinador de Portugal, Fernando Santos, após o jogo. "Ele é um génio. Há pinturas e esculturas de génios e ele é um génio do futebol!"

Portugal venceu os Países Baixos na final e conquistou o seu segundo troféu internacional.

Cristiano Ronaldo com o troféu da Liga das Nações, em 2019
Cristiano Ronaldo com o troféu da Liga das Nações, em 2019AFP

Golos como o 'ketchup'

Incluindo dois jogos em que marcou quatro golos (póquer), Ronaldo já anotou 10 'hat-tricks' por Portugal.

A maioria foi contra seleções relativamente pequenas, como Andorra, Arménia, Ilhas Faroé, Lituânia (duas vezes), Luxemburgo e Irlanda do Norte.

Mas um deles deu a Portugal uma vitória por 3-2 no play-off do Campeonato do Mundo, frente à Suécia, em 2013. Ronaldo marcou os quatro golos e Portugal venceu por 4-2 no total. Uma exibição inesquecível.

Marcou também três golos num jogo da fase de grupos do Campeonato do Mundo contra a Espanha na Rússia-2018, incluindo um golo de empate aos 88 minutos na sequência de um pontapé livre. O jogo terminou em 3-3 e Portugal acabou por passar com um ponto de vantagem sobre o Irão.

Cristiano Ronaldo é uma máquina de recordes
Cristiano Ronaldo é uma máquina de recordesAFP

Homem dos recordes

Cristiano Ronaldo terminou a sua longa perseguição ao recorde de Ali Daei de golos internacionais masculinos com um golo que não só interessa aos livros de recordes, mas também ao seu país.

Ronaldo entrou numa partida de qualificação para o Campeonato do Mundo contra a República da Irlanda, em Faro, em 2021, empatado com o iraniano em 109 golos.

Os jogadores mais internacionais
Os jogadores mais internacionaisFlashscore

Ronaldo teve uma grande penalidade defendida pelo guarda-redes Gavin Bazunu, antes de a Irlanda passar para a frente do marcador ao intervalo. Ronaldo empatou com o golo que bateu o recorde aos 89 minutos, antes de selar a vitória com um golo de cabeça aos seis minutos do tempo de compensação.

"Este recorde é meu e é único. Estou extremamente feliz e é mais um para a minha carreira", disse Ronaldo, que entretanto aumentou o seu total para 122 golos internacionais.

Agora, 20 anos após a estreia, Cristiano prepara-se para se tornar no primeiro jogador a atingir as 200 internacionalizações ao serviço de uma seleção, no encontro de Portugal na Islândia, a contar para a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026, na Alemanha.