Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Croácia vence na Arménia (1-0) e segue invicta no Grupo D, Gales (2-0) alimenta sonho

Danny Clark
Atualizado
Kramaric marcou o golo da vitória
Kramaric marcou o golo da vitóriaAFP
Os croatas somaram a terceira vitória consecutiva e subiram à liderança do Grupo D, com os mesmos pontos da Turquia (que tem mais um jogo). O País de Gales somou o segundo triunfo na viagem até à Letónia.

Arménia 0-1 Croácia

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Depois de ter goleado a Letónia por 5-0 na sexta-feira, a Croácia entrou a todo o gás na fase inicial, com Bruno Petković a disparar um potente remate que passou muito perto do poste. Com o ímpeto, os visitantes continuaram a procurar fazer mexer o marcador e foram devidamente recompensados aos 14 minutos, quando Andrej Kramarić rematou à queima-roupa, depois de a Arménia não ter conseguido afastar um canto perigoso de Luka Modrić.

Desesperados para compensar o seu início lento, os anfitriões gradualmente ganharam uma posição na disputa, mas Eduard Spertsyan viu um remate soberbamente frustrado por Dominik Livaković. Grata por esse alívio, a Croácia procurou pressionar a sua vantagem antes do intervalo, com Modrić a puxar os cordelinhos no meio-campo, no entanto, a retaguarda da Arménia manteve-se firme para manter a desvantagem em apenas um golo a caminho do intervalo.

Numa história semelhante à da primeira parte, os visitantes dominaram os primeiros momentos do segundo período, com Kramarić e Ivan Perišić a estarem perto de duplicar a vantagem da Croácia. Sem se deixarem intimidar, os Blazers continuaram a rodear a baliza da Arménia em busca do importantíssimo segundo golo, mas Ognjen Čančarević veio em socorro da sua equipa, salvando brilhantemente Luka Ivanušec e Kramarić para manter o marcador tentadoramente equilibrado a caminho dos 15 minutos finais.

Apesar de todo o domínio da Croácia, os anfitriões tentaram chegar a um impro

vável empate nos instantes finais, mas os homens de Zlatko Dalić lidaram com tudo o que lhes foi atirado para garantir uma vitória duramente merecida, colocando-os firmemente no lugar de liderança a meio da campanha de qualificação. Quanto à Arménia, a equipa de Oleksandr Petrakov está desesperada por recuperar no próximo jogo de qualificação, contra a Letónia, em outubro, pois tem como objetivo a sua primeira participação numa grande competição como nação independente.

Letónia 0-2 País de Gales

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

De forma um tanto poética, o técnico Robert Page participou da vitória por 2-0 da última vez em que o País de Gales viajou até à Letónia, em 2004, mas este jogo era muito mais importante para o técnico galeses, que estava sob pressão. Com isso em mente, os visitantes começaram com o pé direito e pareciam particularmente ameaçadores em lances de bola parada, com Ben Davies forçando uma defesa precoce de Roberts Ozols.

Os britânicos continuaram a dominar a partida e acabaram por chegar ao intervalo com um golo. Uma falta de jeito de Kaspars Dubra nas costas de Harry Wilson permitiu que o capitão Aaron Ramsey colocasse a sua equipa em vantagem de forma tranquila. Neco Williams e Brennan Johnson chegaram perto logo em seguida, mas a Letónia ainda não tinha conseguido abrir o placar no final do primeiro tempo.

Depois do intervalo, Johnson liderou a ofensiva dos Dragões em busca do segundo golo. Aos 64 minutos, um incidente potencialmente crucial viu Jānis Ikaunieks receber um cartão amarelo por um desafio imprudente, mas foi uma decisão surpreendente não ter passado a vermelho após a intervenção do VAR.

A Letónia procurou tirar partido da boa sorte e esteve mais perto do empate com um remate enrolado de Ikaunieks para o fundo das redes. Mas o País de Gales selou a vitória já nos descontos, com um remate em arco de David Brooks, para completar a dobradinha do Grupo D sobre os seus adversários do Báltico e aumentar para três vitórias em três jogos o seu registo perfeito no confronto com a Letónia.

A terceira qualificação consecutiva para a fase final do Euro está em aberto, com o País de Gales agora empatado em pontos com a Arménia, mas ainda a três de distância dos dois primeiros classificados. Quanto à Letónia, a quinta derrota consecutiva no Grupo D vem juntar-se a um péssimo registo de apenas uma vitória em 12 jogos de qualificação para o Europeu.

A classificação do Grupo
A classificação do GrupoFlashscore