De Diogo para Diogo: "É uma questão de dias até rumar a palcos ainda maiores"
Acompanhe as incidências da partida
É ele o nome do momento em Portugal, na Alemanha e no Mundo. O estado de graça que vive por estes dias deve-se ao grande momento que protagonizou no encontro frente à Eslovénia (0-0, 3-0). O guardião defendeu três grandes penalidades no desempate na marca dos onze metros e limpou as lágrimas de Cristiano Ronaldo no caminho sinuoso até aos quartos do Euro-2024.
O mundo quase como que despertou para o fenómeno. As redes sociais do guarda-redes do FC Porto explodiram - mais de meio milhão de seguidores conquistados nas 24 horas seguintes ao encontro em Frankfurt - e surgiram múltiplas notícias a dar conta de possíveis interessados na sua contratação depois do torneio que decorre na Alemanha.
Diogo Costa está na moda. Mas só surpreende os mais desatentos.
"Sinceramente, não estou surpreendido com o feito do Diogo. É só mais um momento para eu juntar às contas das muitas alegrias que ele já me deu", introduz Diogo Queirós, antigo companheiro de Diogo Costa, em declarações ao Flashscore.
Diogo e Diogo. Os dois partilharam muitas emoções ao longo de muitos anos na formação do FC Porto e juntos conquistaram o Europeu sub-17, em 2016, e o Europeu sub-19, em 2018, ao serviço de Portugal, sem esquecer a medalha de prata no Europeu sub-21, em 2021.
"Agora, é fácil falar sobre o Diogo. Mas sempre demonstrou que tinha capacidade e potencial enormes. Foi sempre um guarda-redes diferenciado dos demais, uma pessoa muito tranquila e que transmitia essa tranquilidade e confiança aos companheiros de equipa, sem deixar de ser humilde, e sempre muito profissional e focado no trabalho diário", destaca o central.
Altos e baixos
O futebol é momento. Num abrir e fechar de olhos, passas de bestial a besta. E vice-versa. Diogo Costa vive hoje na crista da onda e têm sido mais os momentos em que foi bestial do que besta. Vive todos da mesma forma. Ou seja, da mesma forma que não foi a baixo com o erro cometido no último Campeonato do Mundo, frente a Marrocos (1-0), não entra em euforia com o feito contra a Eslovénia.
"A posição de guarda-redes é um bocado ingrata. Podes estar 89 minutos a defender todas as bolas e cometes um erro num minuto e sofres um golo. Noutras posições podes errar 20 vezes e podes não sofrer golo. Eu considero que ele é um jogador fantástico, com capacidades acima da média, principalmente em termos de personalidade e mentalidade, que não o deixam ir a baixo nos momentos menos bons. Não é um erro esporádico que vai ditar tudo o que ele é", defende Diogo Queirós.
"Por aquilo que eu conheço do Diogo, o dia a seguir (ao jogo contra a Eslovénia) foi exatamente igual aos anteriores. Nunca o vi a inchar o peito e a deixar a humildade de lado para se achar mais do que é. Ele mantém sempre os pés bem assentes no chão e o que fez contra a Eslovénia só lhe pode trazer ainda mais confiança e bem estar psicológico", completa.
Tendo tudo isso por base, Diogo Queirós acredita que o futuro de Diogo Costa será (ainda mais) risonho.
"Eu espero que ele não fique por aqui. Desde que assumiu a baliza do FC Porto, é uma questão de dias até rumar a palcos ainda maiores e espero que consiga dar esse salto, porque merece isso por tudo o que tem feito. Tem sido um dos melhores guarda-redes do mundo nos últimos dois-três anos", atira.
"Esta seleção é a melhor da história de Portugal"
Desviando um pouco o foco para o desempenho coletivo da seleção portuguesa em solo germânico, Diogo Queirós considera que o esquema com três defesas não favorece o estilo de jogo de Portugal.
"As coisas não fluem tão bem entre setores quando se joga com três defesas, mas também temos apanhado equipas que defendem muito baixo e só jogam em contra-ataque. É sempre difícil enfrentar adversários assim, ainda para mais numa competição como um Europeu, onde todas as seleções esperam dar alegrias ao seu país", analisa o defesa bicampeão europeu pelas camadas jovens.
Ainda assim, a esperança mantém-se intacta: "Temos mais do que capacidade para ganhar (o Euro). Para mim este leque de jogadores é o melhor da história de Portugal. Não vai ser fácil, pois outras seleções também são muito fortes, mas acredito a 110% em nós".
"Seria uma alegria enorme para mim ver o Diogo e outros amigos que tenho presentes no Europeu a conquistarem mais uma medalha para o nosso país", remata.
Roménia "orgulhosa" e a mensagem para os amigos
A acompanhar tudo a partir da Roménia, onde está em pré-época ao serviço do Farul Constanta, Diogo Queirós faz-nos um breve retrato de como os romenos viveram a campanha histórica da seleção da Roménia: "Viveram tudo com muita emoção. Eles dizem-me que há mais romenos fora da Roménia do que na Roménia, por isso é que vemos tantos romenos na Alemanha".
"Claro que ficaram tristes com a eliminação (contra os Países Baixos), mas estão todos muito orgulhosos, do fundo do coração, com aquilo que a seleção fez no Euro-2024", sustenta.
Para fechar a conversa, o Flashscore desafiou o Diogo Queirós a deixar uma mensagem aos amigos.
"Não só aos Diogos (Diogo Costa e Diogo Dalot), mas ao Leão, ao Neto, ao Nuno Mendes... Todos aqueles com quem tive o prazer de partilhar momentos na formação. Aproveito para deixar uma mensagem de agradecimento por tudo aquilo que já fizeram por nós portugueses. Que continuem a lutar e a fazer aquilo que de melhor sabem em campo para trazerem alegria para todos. Eu ficarei sempre muito orgulhoso e feliz por eles".