Destaques do dia 19 do Euro-2024: Pedra, papel ou tesoura e a tua cara não me é estranha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Destaques do dia 19 do Euro-2024: Pedra, papel ou tesoura e a tua cara não me é estranha

Ianis Hagi despediu-se do Euro-2024
Ianis Hagi despediu-se do Euro-2024AFP
Depois de tantos dias de espera, está de volta a grande festa do futebol e, para que não perca nada, o Flashscore elabora ao final de cada dia os momentos altos, baixos, cinzentos e coloridos do torneio que decorre na Alemanha. Aqui estão os destaques do 19.º dia do Campeonato da Europa.

De Munique a Tbilisi

É inevitável voltar a tocar no tema adeptos. Depois de os portugueses terem merecido todo o destaque nesta rubrica na passada segunda-feira, pelo belo espetáculo proporcionado durante a romaria até ao Deutsche Bank Park, em Frankfurt, as palavras vão para os magníficos adeptos dos Países Baixos presentes em Munique.

Eles deram um verdadeiro show em Munique antes, durante e após o encontro frente à Roménia (0-3) na Allianz Arena, e a melhor notícia é que vamos continuar a vê-los a fazer a festa, pelo menos nos quartos de final. A eles e aos adeptos turcos, que também fizeram a festa, em Leipzig.

Mas não só na Alemanha os adeptos dão que falar. A surpreendente seleção da Geórgia não passou o exigente desafio dos oitavos, frente à Espanha (4-1), mas isso não impediu que os homens de Willy Sagnol fossem recebidos em festa em Tbilisi.

Num futebol cada vez mais analítico, em que tudo é organizado e programado ao mais ínfimo pormenor, eles continuam a ser a verdadeira essência deste desporto. Que ninguém se esqueça disso.

Codygo Gapko não é nada Malen

A festa fez-se em tons de laranja em Munique e muito por culpa de dois nomes: Cody Gakpo e Donyell Malen. O primeiro foi titular e mostrou que é claramente um jogador para os grandes palcos e o segundo saltou do banco para ser o primeiro jogador a bisar no Euro-2024, reforçando o seu estatuto de arma secreta.

Leia a crónica da partida

Ora vejamos: no caso de Gakpo, o avançado do Liverpool contabiliza 12 golos com a camisola dos Países Baixos, nenhum deles em jogos particulares. O avançado marcou três golos no Mundial, quatro nas fases de qualificação (Euro e Mundial), dois na Liga das Nações e, claro, os três que faltam foram anotados neste Campeonato da Europa.

Segundo os dados da Opta, Cody Gapko é o mais novo a marcar e a assistir num único jogo na fase a eliminar de um grande torneio desde Marco van Basten no Euro-1988.

Já Donyell Malen igualou o histórico Klaas Jan Huntelaar como o jogador que mais golos marcou ao serviço da seleção neerlandesa como suplente (oito golos), apenas superados por Pierre van Hooijdonk (10).

Look de Hagi

A Roménia despediu-se do Campeonato da Europa, mas pode fazê-lo de cabeça bem erguida. Depois de superar a fase de grupos como líder, a turma de Edward Iordanescu deixou bons sinais para o futuro. Uma geração com muito talento e que pode ambicionar mais e mais nas próximas edições.

Depois deste ponto prévio, espaço para um momento de algo descontração. Ianis Hagi, filho do histórico Gheorghe jogou praticamente o jogo todo com um estilo um pouco inusitado. Óbvio que não foi pensado por ele, mas sim uma consequência de um choque de cabeça nos minutos iniciais do encontro com um adversário, mas este será um dos looks do Euro-2024.

Livres de Ronaldo

O coração de alguns adeptos portugueses ainda deve estar descontrolado depois de todas as emoções vividas durante o encontro entre Portugal e Eslovénia (0-0, 3-0), que ditou a passagem da equipa das quinas até aos quartos de final, mas de forma muito sofrida (inesperado), atendendo aos valores individuais e coletivo das duas seleções.

Exibição para esquecer de Cristiano Ronaldo contra a Eslovénia
Exibição para esquecer de Cristiano Ronaldo contra a EslovéniaAFP/Opta by Stats Perform

Mas mais do que o resultado, muitas vozes se levantaram para falar sobre... Cristiano Ronaldo. A presença do capitão no onze não é consensual entre a crítica, mas Roberto Martínez não abdica dele nem por um minuto, e no duelo contra os eslovenos esse ódio aumentou de nível depois de CR7 querer bater todos os livres a favor da seleção portuguesa. Livre? "Eu bato". Outro livre? "Eu bato".

Chegou a ser desesperante ver Cristiano Ronaldo a insistir em algo sem dar a oportunidade a outro exímio batedor de bolas paradas como é Bruno Fernandes, por exemplo. Ou Bernardo Silva.

O dado apresentado pela Opta, no dia seguinte ao encontro em Frankfurt, é esclarecedor e não são precisas mais palavras.

Água? Pedra, papel ou tesoura!

Lamine Yamal e Nico Williams têm estado em plano de destaque ao serviço de Espanha. Dentro e fora de campo. Se a irreverência faz parte do ADN dos jogadores de Barcelona e Athletic Bilbao, respetivamente, fora dele também dão espetáculo.

Pelos vistos, tal como ficou evidente no final do encontro frente à Geórgia, os dois, que são amigos para lá do futebol, decidem tudo com o recurso a um jogo ancestral. "Pedra, papel ou tesoura?" Um jogo simples e que me transporta para a infância é utilizado por estes dois jovens para decidir quem bebe água em primeiro, quem se senta no sofá primeiro e tantas outras coisas. Delicioso.

A tua cara não me é estranha

Merih Demiral é o mais recente herói da Turquia. O central turco anotou os dois golos da sua seleção contra a Áustria de Rangnick, que permitiram à turma de Vincenzo Montella reservar o último lugar nos quartos do Euro-2024, onde vai medir forças contra os Países Baixos.

Se para uns este nome pouco diz, para outros faz muito sentido. É que Merih Demiral, outrora companheiro de Cristiano Ronaldo nos italianos da Juventus, passou pela formação do Alcanenense, modesto clube da AF Santarém, antes de uma passagem fugaz pelo Sporting, ainda antes da afirmação plena no mapa do futebol internacional.

O defesa chegou mesmo a disputar um jogo na equipa principal dos leões, a 12 de outubro de 2017, lançado por Jorge Jesus nos minutos finais do encontro diante o ARC Oleiros, a contar para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. Bons olhos o vejam!

As escolhas de Rodrigo Coimbra
As escolhas de Rodrigo CoimbraFlashscore