Do vídeo de Klopp ao alegado consumo de drogas no Euro: UEFA investiga Coote
"Foi nomeado um inspetor de ética e disciplina da UEFA para avaliar uma potencial violação do regulamento disciplinar da UEFA por parte do árbitro David Coote", declarou o organismo que rege o futebol europeu, que organizou o Europeu na Alemanha.
"Mais informações sobre este caso serão comunicadas no momento oportuno", refere o comunicado.
O jornal The Sun publicou online na quarta-feira imagens que mostram o árbitro de 42 anos a snifar um pó branco, semelhante à cocaína, e a servir-se de uma nota de banco norte-americana, uma cena que ocorreu durante o Euro-2024, segundo a mesma fonte.
A UEFA decidiu suspendê-lo antes mesmo de iniciar uma investigação.
Em Inglaterra, o árbitro já tinha sido suspenso desde segunda-feira por um caso diferente, depois de terem surgido vídeos mais antigos nas redes sociais.
Nesses vídeos, Coote aparece a criticar e a insultar o antigo treinador do Liverpool, Jürgen Klopp, numa conversa privada. A Associação Inglesa de Árbitros Profissionais (PGMOL) suspendeu-o e a Federação Inglesa de Futebol abriu um inquérito.
"Estamos cientes das alegações e levamo-las muito a sério. David Coote continua suspenso enquanto se aguarda uma investigação completa", disse um porta-voz da PGMOL na quarta-feira, reagindo às imagens alegadamente captadas durante o Euro-2024.
"O bem-estar do David continua a ser muito importante para nós e estamos empenhados em dar-lhe o apoio necessário durante este período. Não estamos em posição de fazer mais comentários nesta altura", acrescentou.