Doku destaca importância de Guardiola: "Aprendi muito com ele"
Doku é uma das estrelas emergentes da seleção belga e vem de uma primeira época de sucesso na Premier League, na qual conquistou o título com o City.
"Graças ao City, sei mais sobre futebol. Agora jogo com melhores jogadores, contra melhores equipas e isso mudou-me. Aprendi muito com os bons momentos e com os momentos difíceis", disse em conferência de imprensa na segunda-feira.
"Pep é muito intenso, tem muita paixão. É um perfecionista e quando se joga no City também nos tornamos perfecionistas. Tive muitos momentos em que pensei que tinha feito bem e depois ele vem e diz-me 'podias ter feito isto ou aquilo de forma diferente'. Aprendi muito com ele", destacou.
"Mas ele sabe o tipo de jogador que eu sou. Escolheu-me pelas minhas qualidades. Não foi para me mudar. Ele confia em mim para tomar as decisões certas", acrescentou.
Doku disse, no entanto, que não teve qualquer contacto com o treinador desde que chegou à Alemanha para o Euro-2024.
"Ele não me enviou nenhuma mensagem, mas tenho a certeza de que vê os jogos... ou talvez não, porque ele vê muitos jogos. Talvez esteja a jogar golfe. Mas ele preocupa-se com os jogadores", destacou.
Este é o segundo Campeonato da Europa para Doku, que foi questionado se perdeu o elemento surpresa do relativo anonimato de há três anos, devido à sua época de grande visibilidade em Inglaterra.
"No Euro anterior, eu era menos conhecido porque tinha 19 anos e estava lá apenas para assistir. Ninguém teria previsto que eu iria jogar contra a Itália. Agora os adversários estão mais preparados, mas não importa que o adversário saiba o que vou fazer".
"Na altura, também estava mais stressado. O facto de agora ter mais experiência é um fator importante", destacou.
A Bélgica está empatada a quatro no Grupo E e joga o seu último jogo contra a Ucrânia em Estugarda, na quarta-feira.
No Euro-2024, Doku foi utilizado tanto no flanco direito como no esquerdo nos dois primeiros jogos da Bélgica.
"Sinto-me melhor na esquerda, mas se tiver de jogar na direita, não há problema", afirmou.
"É positivo o facto de termos criado muitas oportunidades nos últimos jogos. Espero que tenhamos sucesso contra a Ucrânia", acrescentou.