Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dor e orgulho tomam conta da Suíça após a eliminação: "Deixaram-nos orgulhosos"

Adeptos suíços abraçam-se após a derrota com a Inglaterra
Adeptos suíços abraçam-se após a derrota com a InglaterraProfimedia
A presidente da Suíça, Viola Amherd, expressou o seu orgulho na equipa de futebol da Suíça, depois de esta ter sido dolorosamente eliminada pela Inglaterra nos quartos de final do Campeonato da Europa de 2024, após grandes penalidades, este sábado.

Recorde as incidências da partida

Foi a segunda vez consecutiva que a Suíça perdeu nos oitavos de final nos penáltis - o mais longe que alguma vez chegou no torneio - depois de ter caído nos penáltis contra a Espanha no Campeonato Europeu de 2020.

Desta vez, os suíços empataram 1-1 com a Inglaterra, depois de terem estado em vantagem aos 75 minutos, e terem sido afastados cinco minutos depois. Nos penáltis, a Suíça perdeu por 5-3.

"Felicito a equipa suíça por um desempenho fantástico, apaixonado e excecional no torneio! Foi um prazer ver a equipa no estádio. Deixaram-nos orgulhosos", declarou Amherd, também Ministro dos Desportos, na rede social X.

"Parabéns à equipa inglesa", acrescentou.

A Suíça chegou aos quartos de final do Campeonato do Mundo em 1934, 1938 e 1954, e alguns pensaram que este ano era a sua oportunidade de dar um passo em frente num torneio principal, depois de eliminar a atual campeã Itália nos oitavos de final.

As bandeiras estavam a arrastar-se no chão

Os adeptos acorreram às fan zones em todo o país, apesar de algumas chuvas torrenciais. Alguns milhares de adeptos enfrentaram a chuva forte para assistir ao jogo na zona de adeptos da praça Plainpalais, em Genebra.

Reunidos debaixo de guarda-chuvas e sob um céu ténue, os adeptos suíços abraçaram-se no final do jogo, antes de se dirigirem para um abrigo, enquanto alguns grupos de adeptos ingleses se baralhavam e gritavam "O futebol está a voltar a casa".

O jornal Tages-Anzeiger disse que havia "tristeza" na animada Langstrasse de Zurique, conhecida pela sua vida noturna. Em vez disso, "onde uma vitória teria provocado uma grande festa, a chuva misturou-se com as lágrimas dos adeptos", afirmou o jornal.

Manuel Akanji falhou o penálti para a Suíça
Manuel Akanji falhou o penálti para a SuíçaProfimedia

"O clima em Zurique combina com o ambiente sombrio do pós-jogo. Uma desilusão colectiva que também se pode ver e sentir na Langstrasse", refere o diário.

"Ali, onde a cidade teria festejado toda a noite se tivesse ganho. Mas as bandeiras não são agitadas, arrastam-se no chão. As pessoas não se abraçam; muitas vão diretamente para casa. Quando muito, brindam uns aos outros sem palavras, para sua frustração", acrescenta.

Outros jornais denunciaram o resultado. "A Suíça volta a falhar na série de penáltis", lamenta o Neue Zurcher Zeitung.

"É uma má recompensa por um desempenho corajoso", acrescenta.

"A Inglaterra destrói o nosso sonho do Campeonato da Europa", diz o Blick. "Eliminação brutal para a seleção nacional. Isto não pode ser verdade".

"Grande mas derrotada", disse o Tribune de Geneve. "Entre os 75 e 80 minutos de sábado, os Nati estavam praticamente classificados para as meias-finais. Esta página da história terá que esperar", lembra.

O Le Temps, por sua vez, diz: "Um sonho acabou".