Duelo Nike-Adidas: as melhores camisolas para o Euro-2024
A batalha está sempre acesa entre a Nike e a Adidas para ver qual a empresa que desenha os melhores equipamentos. Por isso, trazemos-lhe todas as camisolas das equipas do Euro-2024 para que possa decidir por si próprio quem ganha nesta disputa entre americanos e alemães.
Alemanha
Naturalmente, vamos começar pelos anfitriões. Sempre fiel ao produto caseiro, a Alemanha vai envergar uma camisola Adidas com a bandeira desbotada nas mangas. Um design simples, mas muito atrativo.
Itália
De anfitriã a campeã. A Itália também vai vestir Adidas no Euro-2024. Seguindo a linha simples desta coleção da marca, o primeiro equipamento italiano exibe o seu clássico azul escuro, complementado nas mangas por três linhas vermelhas, brancas e verdes que simulam a bandeira tricolor.
França
É a equipa nacional que todos temem. Mbappé e Griezmann encabeçam um plantel de sonho cujo único teto são eles próprios. Numa tentativa de regressar ao passado, a sua camisola Nike faz lembrar as que usavam nos anos 80, com um galo gigante no lado esquerdo do peito.
Espanha
Juntamente com a Alemanha, é a equipa que conquistou mais Europeus, com três (1964, 2008 e 2012). A Espanha vai tentar quebrar o empate com um plantel muito jovem e uma camisola Adidas vermelho vivo cujos relevos são inspirados nas ondas do mar. A flor nacional, o cravo, também aparece em destaque no colarinho.
Portugal
Este será o último Europeu de Cristiano Ronaldo, salvo uma grande surpresa. Para o enfrentar, os campeões de 2016 vão usar uma camisola Nike muito vermelha, em que a simplicidade é a maior virtude. Detalhes verdes na gola e nas mangas completam um design que ficará bem em qualquer coleção.
Croácia
A Nike decidiu sobredimensionar o clássico padrão axadrezado vermelho e branco dos croatas para este torneio. Esta mudança simplifica tudo e oferece uma nova perspetiva sobre uma das camisolas mais atraentes do futebol internacional. Será que vai ajudar a geração de Modric a conquistar o título que há tanto tempo procura?
Bélgica
Os Diabos Vermelhos aperfeiçoaram o seu novo equipamento Adidas para o Campeonato da Europa na Alemanha. Agora, eles preferem um tom mais bordô, que lembra os vinhos tintos finos. O estampado geométrico confere-lhe um aspeto distinto em comparação com as outras criações da empresa alemã.
Países Baixos
A Nike sabe sempre como dar o toque certo à camisola dos Países Baixos. Nesta ocasião, deram-lhe um laranja forte que contrasta com relevos noutros tons e um escudo brilhante.
Escócia
A Escócia, que não participava numa competição internacional desde o Campeonato do Mundo de 1998 até à qualificação para o Euro-2020 (que se realizará em 2021), estará de volta à competição continental em 2024, após uma excelente campanha de qualificação. Juntamente com a Bélgica, é sem dúvida a camisola mais elaborada da Adidas em termos de pormenor. Com uma base em grelha, a peça apresenta uma série de estampados diferentes.
Inglaterra
Uma das camisolas mais bonitas deste artigo, sem dúvida. Há muitos anos que a Nike tem vindo a acertar com a camisola da Inglaterra e, desta vez, também não falhou. Os pormenores nas mangas e o azul nos lados completam uma peça sensacional. A simplicidade é a nota predominante numa peça com um ar clássico e elegante que pode ter um lugar na gaveta de qualquer adepto de futebol. Com Bellingham em grande forma, a Inglaterra vai procurar o troféu que há tanto tempo lhe escapa.
Hungria
Ninguém vai dar um prémio de originalidade à Adidas por esta camisola. Predominantemente vermelha, com pormenores em verde e branco. As cores da bandeira húngara num fundo liso. Pouco mais há a acrescentar.
Turquia
A nova armadura dos otomanos baseia-se "no aspeto de uma bandeira enrolada à volta dos ombros de um jogador", segundo a Nike. Não é nada de especial, mas está certamente um pouco acima da húngara.
Bonus track: Noruega
Não se qualificaram para o Euro-2024, mas não podíamos deixar de colocar esta maravilha criada pela Nike na lista. Especialmente depois de a vermos em Haaland, que já está a pensar nos próximos desafios com a sua seleção nacional. Cada milímetro da camisola é espetacular!