Edi Iordănescu deixa mensagem aos jogadores romenos: "Têm de jogar nos clubes"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Edi Iordănescu deixa mensagem aos jogadores romenos: "Têm de jogar nos clubes"

Edward Iordănescu e o troféu do Euro 2024
Edward Iordănescu e o troféu do Euro 2024Profimedia
Depois de uma espera de 8 anos, a Roménia está de volta às finais. No Campeonato da Europa na Alemanha, que terá início a 14 de junho de 2024, a equipa tricolor está no Grupo E, juntamente com a Bélgica, a Eslováquia e o vencedor do play-off B (Israel, Ucrânia, Islândia ou Bósnia).

Esta sexta-feira, Edward Iordănescu deu uma entrevista à Federação Romena de Futebol na qual falou sobre os objetivos da seleção nacional para o Euro-2024.

O treinador disse que a preparação da Roménia começou assim que a equipa tricolor descobriu os seus adversários para a fase de grupos.

"Para mim, neste momento, a seleção nacional da Roménia, com estes rapazes maravilhosos, representa uma segunda família. Mas, e há um grande mas, daqui até aos Europeus o tempo está a esgotar-se rapidamente e temos de ser mais pragmáticos do que nunca. Se até agora, em grande medida, as minhas decisões e as da equipa têm sido tomadas principalmente com a mente e muito pouco com a alma, a partir de agora, infelizmente, terão de ser tomadas exclusivamente com a cabeça. Os preparativos para o Europeu começaram no momento em que conhecemos os nossos adversários. Conseguimos um bom desempenho, qualificámo-nos, desfrutámos, houve sentimentos, mas a partir de agora temos de deixar isto para trás", atirou.

Em março de 2024, saberemos os nomes dos jogadores que representarão a Roménia no torneio na Alemanha. Iordănescu expressou a sua desilusão pelo facto de muitos jogadores da seleção nacional não estarem a ter minutos suficientes nos clubes.

"Posso dizer honestamente que fiquei muito desiludido: depois de termos conseguido esta fantástica qualificação, muitos dos nossos jogadores não estão a passar um bom momento a nível de clubes. Ou não jogam ou jogam muito pouco. Estou totalmente do lado deles, a minha confiança foi demonstrada em inúmeras ocasiões, eles sabem disso. Mas têm de fazer um esforço e estar 100% prontos quando nos reunirmos em março", asseverou.

Iordănescu deu a entender que nenhum dos seus jogadores é insubstituível em termos de seleção final.

"Os rapazes têm o dever de jogar nos clubes e de o fazer de forma eficaz. Porque será muito difícil, se não impossível, irmos para o torneio final com um núcleo de vários jogadores que não estão a jogar, que chegam depois de meses sem minutos, e serem capazes de estar ao nível de um torneio final, quanto mais de atuar.  Já disse algumas coisas alto e bom som, este é o núcleo, com este núcleo quero, em termos gerais, ir ao Europeu, pode certamente haver entradas, mas também pode haver saídas", atirou.

Quanto ao grande objetivo no Euro, não há dúvidas.

"Os rapazes têm de compreender uma coisa: desde o primeiro momento em que cheguei à seleção, a minha confiança neles foi total, mas a assunção de responsabilidades da minha parte também foi total. Sempre que vim a público, independentemente do momento, quer fosse feliz ou menos feliz, assumi a responsabilidade. Nos momentos difíceis, defendi o grupo e cada jogador individualmente com todas as minhas forças. Mas eles têm de compreender que agora temos de passar ao nível seguinte. Vi as declarações deles depois das filmagens, muito positivas, com entusiasmo, e fiquei contente. Mas isso torna-nos ainda mais responsáveis. Se eu disse desde o primeiro momento que estaríamos no Europeu e liderados por esta equipa, a partir de agora a responsabilidade tem de ser partilhada. Queríamos estar no Europeu? Sim. Queremos sair do grupo? Muito bem, temos de trabalhar para isso", disse.

O contrato de Edi Iordănescu com a seleção nacional foi prolongado até ao verão de 2024.

"O meu contrato não é uma prioridade para mim agora, a prioridade é a preparação para o Euro-2024. Se um dia for abordado para uma discussão sobre o meu contrato, certamente a minha disponibilidade para a seleção nacional é total, mas não acho que isso deva acontecer no próximo período", disse Iordănescu à FRF.