Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

"Em campo não há amigos", apontou Zinchenko antes do jogo da Ucrânia com a Inglaterra

AFP
Zinchenko mostrou-se emocionado com o apoio dos companheiros de equipa em Inglaterra
Zinchenko mostrou-se emocionado com o apoio dos companheiros de equipa em InglaterraAFP
Oleksandr Zinchenko vai deixar de lado as amizades pessoais quando a Ucrânia jogar contra a Inglaterra em Wembley, mas o defesa do Arsenal estará sempre grato pelo apoio demonstrado pelos companheiros de equipa e pelo público britânico durante um ano de "pesadelo".

Acompanhe aqui as incidências do encontro

O jogo de domingo marca a estreia da Ucrânia na campanha de qualificação para o Euro-2024 e vai ser disputado com a guerra como pano de fundo, após a invasão russa da Ucrânia há mais de um ano.

Zinchenko deixou o campeão inglês Manchester City para se juntar ao atual líder da Premier League, o Arsenal, durante a pré-época e admitiu que o apoio dos colegas em Inglaterra, onde está desde 2016, o comoveu muito.

"Amo-os a todos, mas infelizmente em campo não há amigos, por isso vamos ver o que vai acontecer amanhã (domingo). Recebi muito apoio de todos eles (companheiros de equipa), pelo que estou muito grato", disse o jovem de 26 anos na conferência de imprensa de antevisão.

Zinchenko em ação pelo Arsenal contra o Sporting na Liga Europa
Zinchenko em ação pelo Arsenal contra o Sporting na Liga EuropaAFP

"Gostaria também de dizer um enorme obrigado a todo o Reino Unido por toda a ajuda e apoio a todos nós, ucranianos, ao país, ao nosso povo, a todos os refugiados que aqui vivem".

Ainda sobre a continuação do conflito na Ucrânia, disse: "Não há ninguém no país que não tenha sido afectado. Há cerca de 397 dias que os terroristas invadiram o nosso país, e eu chamaria a estes 397 dias um pesadelo. Todos na Ucrânia perderam algo - talvez a casa, o emprego, propriedades - todos mudaram completamente desde então, com toda a certeza".

A Inglaterra começou a sua campanha de qualificação do Grupo C na quinta-feira, com uma vitória por 1-2 sobre a Itália, os atuais campeões europeus e a equipa que venceu os homens de Gareth Southgate na final, há dois anos.

"Compreendemos a força da equipa inglesa, mas temos de mostrar o nosso melhor desempenho e fazer o melhor jogo da nossa vida", disse Zinchenko.

A Ucrânia aqueceu com um jogo de prepração contra a equipa B do Brentford, na quinta-feira, vencendo por 2-0 em Londres.

"Sabemos que haverá uma atmosfera espantosa em Wembley", disse o treinador interino da Ucrânia, Ruslan Rotan. "Consideramos a Inglaterra uma das cinco melhores equipas do mundo. Sonhamos em jogar estes jogos, gostamos deles".

"Amanhã neste belo país, num belo estádio, estamos prontos para fazer um grande jogo".