Escócia em choque após ausência de O'Riley na convocatória dinamarquesa: eis os motivos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escócia em choque após ausência de O'Riley na convocatória dinamarquesa: eis os motivos

O'Riley ficou de fora da seleção dinamarquesa para o Euro
O'Riley ficou de fora da seleção dinamarquesa para o EuroProfimedia
Na Dinamarca, a decisão de Kasper Hjulmand de não incluir o médio do Celtic Matt O'Riley na lista de convocados para o Euro-2024 foi amplamente criticada. As críticas não foram menores na Escócia, onde não se compreende porque é que o jogador de 23 anos, de pai inglês e mãe dinamarquesa, não foi incluído na fase final do torneio, que vai ser disputada na Alemanha.

O Flashscore falou com o diretor do Football Scotland, Ryan McDonald, que, tal como todos os outros meios de comunicação social escoceses, tem dificuldade em compreender as razões de Hjulmand para não incluir O'Riley.

"Não há dúvida de que é uma grande surpresa na Escócia. É um jogador que se destacou esta época. Jogou na Liga dos Campeões e atraiu o interesse de clubes como o Atlético de Madrid e há muitos que o consideram o melhor jogador da Premier League escocesa neste momento", afirmou.

"Marcou 19 golos (em todas as competições esta época), teve participação em 18 golos e tem sido realmente o centro da equipa do Celtic. Teve a melhor época de sempre e a reação dos meios de comunicação social e do público em geral na Dinamarca fala por si", acrescenta Mcdonald.

O diretor do Football Scotland tem acompanhado os jogos internacionais da seleção dinamarquesa nos últimos anos e acredita que O'Riley tem algum do ADN que parece faltar a uma seleção dinamarquesa algo problemática.

Matt O'Riley levou o Celtic a mais um título escocês
Matt O'Riley levou o Celtic a mais um título escocêsProfimedia

"Quando se olha de fora, é altura de ter sangue fresco na seleção dinamarquesa. Christian Eriksen está longe do seu melhor e há muitos jogadores lesionados ou que não são titulares nos seus clubes. Neste contexto, é inacreditável que Kasper Hjulmand não tenha incluído O'Riley, que poderia trazer algo de novo à equipa. Pessoalmente, penso que Hjulmand cometeu um grande erro ao não o incluir", lamentou.

A liga escocesa não tem tradicionalmente um grande estatuto e Mcdonald acredita que esse facto pode muito bem ter contribuído para a decisão de Hjulmand de não incluir O'Riley.

"Acho que a decisão de não incluir O'Riley pode ter algo a ver com o facto de a Premiership escocesa não ter o mesmo estatuto na Europa que algumas das outras ligas", atirou.

"O Celtic é um dos maiores clubes da Europa, mesmo que nem sempre jogue na Liga dos Campeões. Há uma enorme pressão física e mental sobre os jogadores na primeira divisão escocesa, e o facto de O' Riley ter desempenhado um papel importante na transformação do Celtic numa equipa que pode realmente competir na Liga dos Campeões mostra as suas qualidades", acrescentou.

Mcdonald está convencido de que O'Riley teria feito parte da equipa escocesa para o Euro-2024 se lhe tivesse sido dada a oportunidade.

"Ele estaria definitivamente na equipa escocesa para o Euro e teve azar de não ser eleito o Jogador do Ano da Escócia. É um jogador incrivelmente criativo, mas também muito orientado para o golo. É capaz de marcar golos de muitas formas diferentes, através de lances de bola parada, remates de longe e de cabeça", analisou o diretor do Football Scotland.

"Foi o melhor assistente do Celtic nas duas últimas épocas e pode ser utilizado tanto como médio ofensivo como defensivo, pelo que tem muitas qualidades polivalentes que o Celtic tem utilizado. "E quando se tem um plantel com nada menos que 26 jogadores, é difícil entender por que razão não foi incluído", conclui Mcdonald.