Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Eslováquia vence Liechtenstein (1-0) e Luxemburgo surpreende na Bósnia (2-0)

Eslováquia segue invicta no Grupo J
Eslováquia segue invicta no Grupo JSlovakia FA
Os eslovacos continua a ser, a par de Portugal, a única equipa que ainda não perdeu no Grupo J de qualificação para o Euro-2024. Luxemburgo somou o segundo triunfo consecutivo e mantém-se na perseguição aos eslovacos.

Liechtenstein - Eslováquia, 0-1

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

A equipa de Konrad Fünfstück entrou em campo com o objetivo de pôr fim a uma preocupante queda de forma, mas pouco pôde fazer para travar a onda de ataques eslovacos. O guarda-redes Benjamin Büchel, do Liechtenstein, falhou no canto cobrado por Róbert Mak, mas Juraj Kucka só conseguiu desviar a bola para as mãos do guarda-redes. Depois do erro, Büchel redimiu-se com uma bela defesa com uma só mão a um remate de Milan Škriniar, no final de uma bela jogada. O jogo estava a ser jogado num só sentido, com Róbert Polievka a rematar para a relva, a desviar e a passar por cima da barra.

O microestado alpino parecia destinado a permanecer acampado dentro do seu campo durante os 45 minutos iniciais, até que um rápido avanço para a frente resultou num excelente cruzamento de Sandro Wolfinger para Max Göppel, cuja tentativa de remate foi soberbamente desviada para a barra por Martin Dúbravka. Mas o inevitável aconteceu já nos descontos da primeira parte, quando Denis Vavro cabeceou ao poste mais distante, depois de Dávid Hancko ter cobrado um canto a Tomáš Suslov.

Apesar de toda a intensidade do jogo na primeira parte, a Eslováquia começou a jogar de forma lenta após o recomeço. De facto, a única oportunidade de golo nos primeiros 15 minutos foi criada por Aron Sele, do Liechtenstein, que rematou contra Martin Dúbravka. Suslov teve a oportunidade de aumentar o marcador para os comandados de Francesco Calzona, mas viu seu remate de longa distância passar por cima do travessão.

Hamšík foi retirado aos 78 minutos, no final de um final discreto, 137ª aparição pelo seu país, e foi substituído por Matúš Bero. Este desempenho contra uma equipa classificada em 199º lugar no ranking mundial não será recordado com agrado pela equipa de Calzona, mas estes três pontos mantêm a Eslováquia a dois pontos do líder do Grupo J, Portugal. A equipa de Roberto Martínez venceu a Islândia por 1-0, deixando tudo muito equilibrado antes da próxima ronda de qualificação em setembro.

Bósnia - Luxemburgo, 0-2

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

À procura de reduzir a distância em relação à Eslováquia e a Portugal no Grupo J, o Luxemburgo teve um início perfeito contra a Bósnia, com Borges Sanches a aproveitar uma calamidade defensiva antes de contornar um Ibrahim Šehić desamparado para marcar um golo quando o relógio atingia a marca dos quatro minutos. O extremo torna-se o mais jovem goleador do Luxemburgo. Os visitantes continuaram a pressionar a partir daí, antes de a Bósnia enviar um rápido lembrete sobre sua própria qualidade quando Edin Džeko cabeceou um esforço agonizante contra a trave.

O treinador da Bósnia, Faruk Hadžibegić, tinha visto o suficiente no intervalo para justificar algumas mudanças muito necessárias, introduzindo tanto Amir Hadžiahmetović quanto Said Hamulić na esperança de virar o jogo. E eles deveriam ter feito exatamente isso quando o VAR concedeu um penálti aos anfitriões depois que Florian Bohnert derrubou Džeko aos 54 minutos, mas Hadžiahmetović não conseguiu ser o herói que a equipa precisava, disparando lamentavelmente longe da trave.

Luxemburgou surpreendeu na Bósnia
Luxemburgou surpreendeu na BósniaFLF

O Luxemburgo tomou nota do sinal de aviso e começou a sentar-se mais fundo perante a pressão bósnia, na esperança de segurar a sua primeira vitória na qualificação para o Euro-2024. A tática deu frutos, pois os luxemburgueses absorveram a pressão e, no contra-ataque, conseguiram marcar os três pontos. O golo foi marcado por Sinani, que teve a simples tarefa de rematar para a baliza vazia, depois de Šehić ter ficado em terreno baldio, aos 74 minutos.

Depois de garantir os três pontos, o Luxemburgo passou a ocupar o terceiro lugar do Grupo J da qualificação para o Euro-2024, a apenas três pontos da segunda classificada Eslováquia. A Bósnia, por sua vez, ocupa a quinta posição e está preocupantemente longe dos lugares de qualificação.

A classificação do Grupo J
A classificação do Grupo JFlashscore