Espanha-Croácia: dos 6-0 na estreia de Luis Enrique em casa à final da Liga das Nações
Siga o Espanha-Croácia no Flashscore
O primeiro encontro entre as duas seleções neste tipo de torneio foi no Polónia-Ucrânia, em 2012. A Espanha vinha de um empate com a Itália no jogo de abertura e de uma vitória por 4-0 sobre a Irlanda, mas precisava de uma vitória contra a Croácia para passar aos quartos de final.
A segunda aconteceu em França, em 2016. Bordéus substituiu Gdansk, quatro anos mais tarde, para acolher o último jogo da fase de grupos. A Espanha chegou à vantagem por Morata, mas Kalinic e Perisic deram a volta ao jogo. Sergio Ramos falhou um penálti com o resultado em 1-1. A Espanha terminou em segundo lugar no grupo e foi eliminada pela Itália nos oitavos de final.
No Euro-2020, realizado em 2021 por causa da pandemia, a Espanha esteve frente a frente com a Croácia nos oitavos de final. O jogo foi uma montanha-russa. Um autogolo, após um passe de Pedri para Unai Simón, deu a vantagem à equipa dos Balcãs.
Depois, Sarabia, Azpilicueta e Ferran Torres deram a volta ao jogo e fizeram o 1-3 aos 77 minutos. Mas Orsic e Pasalic forçaram o prolongamento e aí Morata e Oyarzábal fizeram o 3-5.
Liga das Nações
Curiosamente, porém, foi na jovem Liga das Nações que o Espanha-Croácia causou maior impacto. No primeiro jogo de Luis Enrique em solo espanhol, em Elche, depois da vitória em Wembley, a seleção espanhola venceu por 6-0 os axadrezados, que tinham acabado de ser vice-campeões do mundo.
Saúl, Asensio, Lovre Kalinic, na própria baliza, Rodrigo Moreno, Sergio Ramos e Isco marcaram os golos. Na segunda mão, a Espanha perdeu as hipóteses de disputar a Final Four, ao perder por 3-2 em Zagreb, com um golo de Jedvaj nos descontos. Antes, Kramaric e Jedvaj marcaram para a Croácia e Ceballos e Ramos para a Espanha.
Mas, sem dúvida, o jogo mais memorável é o último. A final da Liga das Nações 2023, em Roterdão, terminou num empate sem golos e o título teve de ser decidido nos penáltis. Majer e Petkovic falharam para a Croácia e Laporte falhou para a Espanha. Carvajal marcou o penálti decisivo e deu o título à seleção nacional.
Além disso, entre 1994 e 2006, realizaram-se quatro jogos amigáveis: 0-2 para a Croácia em Valência, 3-1 para a Espanha em Sevilha, 0-0 em Split e 2-1 para a Espanha em Genebra.