Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Espanha-Inglaterra: o golo de Zarra, o Euro-1996 e a primeira Liga das Nações

Alan Shearer e Rafa Alkorta no Euro-1996, em Inglaterra
Alan Shearer e Rafa Alkorta no Euro-1996, em InglaterraAFP
A final do Euro-2024 é a oportunidade para a Espanha dar a volta por cima, depois de ter derrotado três vencedores do Campeonato do Mundo: Itália, Alemanha e França.

Siga o Espanha-Inglaterra no Flashscore

Espanha-Inglaterra é um duelo sem precedentes numa final. De facto, não é um jogo que se tenha repetido muitas vezes em competições oficiais. Dos 27 encontros históricos entre as duas equipas, 19 tiveram lugar em amigáveis.

O último, em novembro de 2016, em Wembley, quando a Espanha venceu por 2-0, graças aos golos de Iago Aspas e Isco. Nesta secção, nove vitórias inglesas, oito espanholas e dois empates.

O golo de Zarra

O primeiro jogo Espanha-Inglaterra em competição oficial teve lugar no Campeonato do Mundo de 1950, no Brasil, onde a Espanha terminou em quarto lugar, a melhor classificação até à conquista do Mundial da África do Sul. Na fase de grupos, defrontou os inventores do futebol, que eram favoritos, mas venceu com o lendário golo de Zarra.

"Houve muitos golos importantes na minha carreira, mas, pelo que significou, o que eliminou a Inglaterra no Mundial de 1950, no Brasil, foi o mais importante. Aquele cruzamento que Piru Gaínza colocou nos meus pés, contra a saída desesperada do meu amigo e então guarda-redes Williams, rematei com toda a consciência do que significava. Depois, no balneário, foi como estar nas nuvens para todos", disse o protagonista ao jornal ABC na altura.

Também houve duelo espanhol e inglês no Campeonato do Mundo de 1982, em Espanha, na segunda ronda, onde o jogo terminou num empate sem golos, que selou a eliminação espanhola, depois de ter perdido por 2-1 com a Alemanha Federal no grupo.

Penáltis no antigo Wembley

O jogo no Estádio Olímpico de Berlim será o terceiro Espanha-Inglaterra num Campeonato da Europa. O primeiro teve lugar em Itália, em 1980, no San Paolo, em Nápoles. Os Pross ganharam por 2-1, graças aos golos de Brooking e Woodcock. O golo espanhol foi marcado por Daniel Ruiz Bazán.

O duelo mais memorável teve lugar no antigo Wembley, no Campeonato da Europa de 1996, em Inglaterra. A Espanha de Clemente, na qual jogavam Hierro, Nadal, Kiko e Julio Salinas. Contra eles, a Inglaterra de Shearer, Sheringham, McManaman e Gascoigne. O jogo terminou sem golos e, nos penáltis, Hierro e Nadal falharam, pelo que o regresso a casa do futebol continuou a soar até às meias-finais, onde a equipa da casa perdeu com a Alemanha, também nos penáltis.

Além disso, houve dois duelos na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 1968, em Itália, ambos ganhos pelos ingleses.

A Liga das Nações

A primeira edição da Liga das Nações, em 2018, coincidiu com a estreia de Luis Enrique como selecionador espanhol em New Wembley. A Espanha venceu por 1-2, com Saúl e Rodrigo Moreno a afastarem o golo madrugador de Rashford.

No entanto, no Benito Villamarin, a Inglaterra venceu por 2-3, o que acabaria por ser decisivo para a sua qualificação para a Final Four. Os três leões lideravam por 3-0 ao intervalo, graças a duas assistências de Kane, com Sterling a marcar dois golos e Rashford um. Paco Alcácer e Sergio Ramos marcaram, mas não foi suficiente para a Espanha.

Agora chega a final do Campeonato da Europa, um duelo que ficará na história das duas equipas. Se a Espanha ganhar, conquistará o seu quarto título e tornar-se-á o país com mais Europeus. Se a Inglaterra vencer, será a primeira vez na sua história que conquista o Campeonato da Europa.

Antevisão à partida
Flashscore