Espanha reencontra a Escócia, espinha encravada na qualificação para o Euro-2024
A Espanha só perdeu um jogo até agora, precisamente contra o adversário da próxima quinta-feira. A derrota por 0-2 em Hampden Park deixou um sabor amargo na La Roja, que só foi atenuado com a conquista da Liga das Nações, com vitórias sobre a Itália e a Croácia.
Esta é uma prova da atual forma da equipa escocesa. Cinco vitórias em cinco jogos levaram-na ao próximo Campeonato da Europa, num grupo em que não era favorita à priori, com a Espanha e a Noruega, de Haaland e Odegaard, no meio do pelotão.
O principal jogador da Escócia continua a ser Scott McTominay. O médio do Manchester United marcou dois golos em Glasgow e, com seis, está em segundo lugar na lista dos melhores marcadores da fase de qualificação. O médio só fica atrás do belga Lukaku, que já leva oito golos. O dinamarquês Hojllund, do Manchester United, também tem seis golos.
Recuperar o orgulho perdido
A equipa de Steve Clarke conta ainda com outros jogadores de topo, como Lyndon Dykes, fundamental na vitória por 2-1 na Noruega, e os médios Callum McGregor e John McGinn, que têm dado solidez num setor-chave. Além disso, a Escócia é capitaneada pelo clássico do Liverpool, Alex Robertson. Para esta janela, os escoceses não contarão com Kieran Terney. O jogador da Real Sociedad sofreu uma lesão no tendão da coxa esquerda.
Os escoceses querem recuperar o esplendor de outros tempos. Não participam num Campeonato do Mundo desde França 1998 e falharam os últimos seis.
Estiveram presentes no último Campeonato da Europa, mas passaram sem grande alarido. Um empate com a Inglaterra e duas derrotas contra a Croácia e a República Checa fizeram com que a seleção escocesa fosse eliminada na primeira fase. Também não participou nas cinco edições anteriores. Não participava num Campeonato da Europa desde Inglaterra-1996. Eram outros tempos. Andy Goram, Gary McAllister e Ally McCoist fizeram parte dessa equipa.