Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Esperança começou em Trubin e concretizou-se em Yaremchuk: Ucrânia dá a volta à Eslováquia

Bruno Henriques
Atualizado
Yaremchuk festeja o golo decisivo
Yaremchuk festeja o golo decisivoOpta by Stats Perform, AFP
Depois de uma exibição completamente desastrada de Lunin na primeira jornada, Trubin assumiu a baliza da Ucrânia e fez a diferença, sobretudo na primeira parte, com defesas incríveis. Vitória dos ucranianos deixa tudo em aberto para uma última jornada que promete ser de nervos para decidir quem segue em frente.

Reveja aqui as principais incidências da partida

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

É impossível olhar para esta Ucrânia e não ver aquele asterisco que está sempre presente. Enquanto nomes como Mudryk, Shaparenko ou Dovbyk lutam em sentido figurado nos relvados da Alemanha, milhares de compatriotas estão em trincheiras enlameadas a tentar travar uma invasão injustificada da Rússia.

Este contexto pode ajudar a explicar a derrocada com a Roménia (0-3) na primeira jornada, e a péssima entrada no primeiro tempo com a Eslováquia. Energizados pela surpresa diante da Bélgica, os homens de Calzona voltaram a entrar muito bem e aos 11 minutos só não vencia por 2-0 porque Trubin agigantou-se e parecia um muro intransponível.

Contudo, há sempre uma forma de ultrapassar um muro e aos 18 minutos Schranz voltou a ser o herói eslovaco ao aproveitar um cruzamento de Haraslín na sequência de um lançamento de linha lateral para colocar a equipa com um pé nos oitavos de final. Voltava a cair a Ucrânia, que fora algumas tentativas pálidas e um disparo de Tymchyk (33 minutos) ao poste pouco mais conseguiu assustar.

O segundo tempo, contudo, trouxe uma Ucrânia renovada. Talvez inspirada nos compatriotas que não se vergam perante o poderio militar (sobretudo em termos de homens) da Rússia, os comandados de Rebrov recusaram-se a vergar perante a Eslováquia e deram a volta à partida nos últimos 45 minutos.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Shaparenko, o desestabilizador, empatou a partida aos 54 minutos, após um cruzamento rasteiro de Zinchenko.

E quando já toda a gente fazia as contas ao empate, Yaremchuk, lançado para o lugar de Dovbyk, vestiu o papel de herói e marcou um grande golo: Aos 80 minutos recebeu o passe de Shaparenko, dominou e colocou a bola para lá de Dúbravka.

Ucrânia e Eslováquia vão para a última jornada com três pontos, num grupo que promete muita emoção.

Homem do jogo Flashscore: Trubin (Ucrânia)

Os números de Trubin
Os números de TrubinOpta by Stats Perform, AFP