Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: A história da Alemanha como vencedora na fase de grupos

Alemanha nem sempre se deu bem depois de ganhar o grupo nos Europeus
Alemanha nem sempre se deu bem depois de ganhar o grupo nos EuropeusProfimedia
Esta é a sexta vez que a seleção da Alemanha termina uma fase de grupos do Campeonato da Europa como vencedora. Nas isso ainda não é garantia de conquista do título. O Flashscore faz-lhe um retrospeto do registo alemão nas fases finais de Europeus.

Euro-1980 - Campeões europeus

A Checoslováquia (1-0), a Holanda (3-2) e a Grécia (0-0) foram derrotadas no grupo e a Alemanha passou diretamente para a final em Roma. Horst Hrubesch marcou dois golos contra a Bélgica (2-1) - os seus primeiros golos internacionais aos 29 anos de idade. Na altura, o Papa "sabia". Durante uma audiência, João Paulo II acenou com dois dedos a Hrubesch e um jornalista disse: "Vais marcar dois golos no próximo jogo". Isso foi antes da Grécia, e Hrubesch tinha as suas dúvidas. Mas depois a profecia sagrada cumpriu-se.

Euro-1988 - Eliminado nas meias-finais

A equipa de Franz Beckenbauer venceu a Itália (1-0), a Dinamarca (2-0) e a Espanha (2-0) no seu primeiro Campeonato da Europa em casa. A meia-final foi disputada imediatamente a seguir. A equipa foi eliminada em Hamburgo contra a Holanda, que viria a ser campeã europeia (1-2), quando o excecional avançado Marco van Basten escapou mais uma vez à sua sombra, Jürgen Kohler, pouco antes do final. "Tenho de agradecer ao Marco pela minha carreira", disse Kohler. "Aprendi nessa altura que tinha de trabalhar ainda mais para mim próprio", acrescentou. Dois anos mais tarde, foi campeão do mundo.

Euro-1996 - Campeão europeu

No caminho para o seu terceiro título europeu, a equipa de Berti Vogts não marcou golos contra a República Checa (2-0), a Rússia (3-0) e a Itália (0-0), porque Andreas Köpke defendeu um penálti no duelo final contra Gianfranco Zola. A Croácia (2-1) e a Inglaterra (6-5 na final) passaram à final em Wembley, onde Oliver Bierhoff tornou-se um herói com dois golos e um golo de ouro (2-1). Esta feliz coincidência deve-se também à mulher de Vogts, Monika, que sussurrou ao marido duvidoso quando este foi nomeado: "Leva o Olli contigo, ele vai agradecer-te!"

Euro-2012 - Eliminado nas meias-finais

Contra Portugal (1-0), Holanda (2-1) e Dinamarca (2-1), uma equipa da Alemanha venceu pela primeira vez os três jogos da fase de grupos do Campeonato da Europa, e a Grécia (4-2) nos quartos de final foi eliminada com facilidade - mas depois chegou a Itália, outra vez. O selecionador alemão Joachim Löw apostou na ideia de ter Andrea Pirlo à sombra de Toni Kroos, Mario Balotelli marcou dois golos. "Não funcionou a cem por cento", admitiu Löw. "A desilusão é profunda e não é fácil de esquecer", assumiu.

Euro-2016 - Eliminado nas meias-finais

Depois de vitórias sobre a Ucrânia (2-0) e a Irlanda do Norte (1-0) e um empate com a Polónia (0-0), a equipa da Alemanha também passou para os oitavos de final contra a Eslováquia (3-0) sem sofrer qualquer golo. Nos oitavos de final, a temível adversária Itália foi derrotada nos penáltis, mas a anfitriã França foi demasiado forte na meia-final (0-2). Um toque com a mão de Bastian Schweinsteiger e a consequente marcação de um penálti por Antoine Griezmann foram o princípio do fim.

"Infelizmente, não sei explicar porque é que a mão subiu", disse o capitão alemão, inconsolável.