Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: A juventude espanhola contra a experiência croata

SID/Heik Kölsch
Luka Modric está prestes a jogar a sua última competição com a Croácia
Luka Modric está prestes a jogar a sua última competição com a CroáciaProfimedia
Quando Luka Modric vestiu a camisola da seleção espanhola pela primeira vez, Lamine Yamal ainda nem sequer tinha nascido. Agora, as esperanças da Espanha no Campeonato da Europa estão nas mãos do menino prodígio. No entanto, Yamal não pode fugir aos deveres de um jovem normal de 16 anos pouco antes do confronto inédito com a experiência da Croácia.

Acompanhe aqui as incidências do encontro

"Tenho de fazer os meus trabalhos de casa na Internet e enviá-los ao meu professor", revela a joia do ataque do FC Barcelona numa entrevista ao jornal desportivo AS, com o aparelho a brilhar por baixo do seu sorriso malicioso. Mas o professor não o vai chumbar, pois não? "Espero que não."

No entanto, é pouco provável que Yamal esteja a pensar muito na escola neste momento: Porque no sábado, com 16 anos e 338 dias, poderá tornar-se o mais jovem jogador do Campeonato da Europa, quando a seleção espanhola der o pontapé de saída no Estádio Olímpico de Berlim.

Do outro lado, o veterano Modric, 38 anos, que, apesar da idade, está pronto como sempre. " Mal pode esperar para jogar pela Croácia e ser o nosso líder", disse o treinador Zlatko Dalic sobre o estratega do meio-campo do Real Madrid.

Última oportunidade para a "geração de ouro"

Este será provavelmente o último grande torneio de Modric com a camisola da seleção nacional, uma vez que ainda não conseguiu um grande triunfo."Vou jogar até que a Croácia ganhe algo importante, ou que alguém melhor me substitua", disse o Bola de Ouro de 2018 antes do Campeonato do Mundo de 2022. É óbvio que ainda não aconteceu nada disso, mas o tempo da "geração de ouro" à volta de Modric está a chegar ao fim.

Os adversários têm muito respeito por eles. "Jogar pela sua nação dá-lhes um impulso. Eles têm uma fome incrível. Já todos vimos como podem atuar a este nível", afirma Dani Olmo, do RB Leipzig, que jogou no Dínamo de Zagreb entre 2014 e 2020. Depois da prata em 2018 e do bronze 2022, Modric está agora a fazer outra tentativa com a Croácia, desta feita no Campeonato da Europa.

A juventude espanhola

Yamal também sabe que não será fácil enfrentar Modric, Domagoj Vida (35 anos), Andrej Kramaric (32), Ivan Perisic (35), Mateo Kovacic (30), Marcelo Brozovic (31) e outros. "Eles têm muita experiência e sabemos que será um dos jogos mais difíceis", disse Yamal, um dos jovens da Espanha, na entrevista ao AS.

Espanha tem um grupo mais sub-23 com Alex Baena (22), Nico Williams (21), Fermin Lopez (21) e, principalmente, o talentoso médio Pedri (21). Mas também traz muita experiência para a mesa: Rodri, do Manchester City, e Álvaro Morata, do Atlético de Madrid, por exemplo.

Os últimos confrontos entre as duas equipas
Os últimos confrontos entre as duas equipasFlashscore

A Croácia, por outro lado, está a construir a espinha dorsal experiente que garantiu uma medalha do Campeonato do Mundo para o pequeno país na Rússia em 2018 e no Catar em 2022. No entanto, a terceira equipa mais velha do Europeu tem ainda mais para oferecer. A nova geração do país dos Balcãs não é composta apenas por Josko Gvardiol, do Manchester City.

O país também conta com dois outros talentos defensivos interessantes, Josip Sutalo e Martin Erlic

A antiga área problemática no flanco direito da defesa tornou-se um ponto forte com a chegada de Josip Stanisic e Josip Juranovic do Union Berlin. Em geral, os croatas têm uma defesa muito mais ampla do que nos anos anteriores. Martin Baturina e Luka Sucic, dois talentos promissores do meio-campo, também vão experimentar o Campeonato da Europa.

Questões físicas

A equipa espanhola tem muitas perguntas por responder, com o selecionador De la Fuente a manter-se discreto antes da abertura do torneio. Nacho, Mikel Merino e Dani Olmo são candidatos a entrar no onze inicial. No entanto, o mesmo se aplica a Aymeric Laporte, Fabian Ruiz e Nico Williams.

No entanto, é relativamente certo que Yamal, de 16 anos, se tornará o jogador mais jovem de sempre a entrar em campo num Campeonato da Europa. O jovem deverá ser titular na ala direita.

Lovro Majer, do Wolfsburgo, que marcou dois golos no jogo de teste contra a Macedónia do Norte, poderá entrar no onze inicial dos croatas. Ivan Perisic, por outro lado, é um ponto de interrogação depois de ter regressado recentemente à forma física após uma longa lesão no joelho.

Como de costume, os veteranos Modric, Mateo Kovacic e Marcelo Brozovic formarão o meio-campo.

Acompanhe o relato áudio através da app ou site
Acompanhe o relato áudio através da app ou siteFlashscore