Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: A juventude marca o ritmo logo desde o início

AFP
Lamine Yamal com a Espanha
Lamine Yamal com a Espanha Profimedia
Os alemães Florian Wirtz e Jamal Musiala, o inglês Jude Bellingham e a impressionante estreia do espanhol Lamine Yamal, o jogador mais jovem a jogar na competição, com 16 anos, marcaram o ritmo no início do Campeonato da Europa.

A "Geração 2023"

O "conto de fadas" da Alemanha como anfitriã do Campeonato da Europa está a ganhar forma ao som da dupla de jogadores de 21 anos, Wirtz e Musiala, que marcaram os primeiros golos na vitória de abertura por 5-1 sobre a Escócia.

Com os veteranos Ilkay Gündogan, o capitão da equipa, e o recuperado Toni Kroos no meio-campo, Musiala e Wirtz estão bem posicionados para dar largas à sua criatividade.

"São dois jogadores de classe mundial. Eles têm um talento enorme e uma mentalidade muito boa, são trabalhadores, humildes e sabem ouvir", disse o técnico Julian Nagelsmann após a vitória na estreia em Berlim.

O estudante

Mais do que um fenómeno juvenil, quase infantil. Lamine Yamal estreou-se no Campeonato da Europa com 16 anos e 11 meses, tornando-se o jogador mais jovem de sempre a participar na competição (e com trabalhos de casa ainda por fazer). E não houve qualquer vestígio de nervosismo na vitória de 3-0 da Espanha sobre a Croácia, em Berlim.

O extremo-direito do Barcelona não se intimidou diante de uma tropa dos Balcãs endurecida por mil batalhas, nem com o famoso defesa Josko Gvardiol, do Manchester City, no seu flanco.

Com mais sentido de jogo do que desequilibrado, o jovem da Roja foi capaz de atrair os defesas para fazer a ligação com outros companheiros: assim, Álvaro Morata e Fabián Ruiz tiveram espaço para os dois primeiros golos. No terceiro, Yamal deu um "doce" a Carvajal, que festejou eufórico com um miúdo 15 anos mais velho do que ele.

No outro flanco da Espanha estava outro jovem sem complexos, o extremo Nico Williams, do Atlético, a caminho dos 22 anos, que teve uma atuação mais discreta do que Yamal.

Jogador de culto aos 20 anos

Prestes a completar 21 anos, Bellingham é o mais experiente da nova vaga de estrelas: fez parte da equipa inglesa que chegou à final há três anos, do Campeonato da Europa do ano passado e do Campeonato do Mundo do Catar 2022.

Mas a a triunfante temporada de estreia no Real Madrid - Liga dos Campeões, LaLiga e 23 golos - dá-lhe outro estatuto na Alemanha-2024. É o jogador de culto para os milhares de adeptos ingleses que se deslocaram a Gelserkinchen para acompanhar a vitória da sua equipa por 1-0 sobre a Sérvia.

Um golo de cabeça, braços erguidos no ar e um "Hey Jude!" cantado a plenos pulmões que ameaça tornar-se o hino da Inglaterra neste Campeonato da Europa.

Jude Bellingham
Jude BellinghamAFP

"A verdade é que gosto tanto de jogar futebol que, quando estou em campo, jogo sem medo porque gosto tanto, é como um alívio para mim", disse o Golden Boy após a partida, numa declaração de amor ao belo jogo.

Sesko carrega grandes esperanças

Um dos mais promissores atacantes da Europa, o esloveno Benjamin Sesko, de 21 anos e dois metros de altura, também esteve em ação no domingo, quando a sua seleção empatou com a Dinamarca (1-1) em Estugarda.

Sesko, comparado com a estrela do Manchester City, Erling Haaland, fora do Campeonato da Europa porque a Noruega não se qualificou, chega à competição depois de ter marcado sete golos nos últimos sete jogos da Bundesliga pelo Leipzig, com o qual renovou recentemente o seu contrato.

Não marcou na sua estreia no Europeu, mas criou as melhores oportunidades, incluindo um potente remate à trave pouco antes do empate do companheiro de equipa Erik Janza (77 minutos).

"Tornou-se um jogador fundamental, um tipo dedicado e preparado que treina noite e dia para atingir os seus objectivos", afirmou o treinador Matjaz Kek antes do torneio.