Euro-2024: Adeptos criticam fortemente os preços "criminosos" da cerveja

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Adeptos criticam fortemente os preços "criminosos" da cerveja

Um adepto neerlandês com o seu copo de cerveja
Um adepto neerlandês com o seu copo de cervejaProfimedia
Uma cerveja fresca com futebol é uma diversão muito cara nos estádios e nas fan zones do Campeonato da Europa. Os representantes dos adeptos estão a criticar o facto e a notícia espalhou-se internacionalmente.

O Glück Auf Brauhaus reconheceu os sinais dos tempos. Fica apenas a 20 minutos a pé da Arena Schalke e, durante o Campeonato da Europa, espera-se que os clientes de toda a Europa encontrem este pequeno bar de esquina - por isso, os proprietários mudaram-lhe temporariamente o nome.

"Closest Pub at the Stadium", este nome pesado mas funcional, pode agora ser lido em todo o lado, por cima da entrada, no Google e também nas redes sociais.

O Campeonato da Europa é também uma grande oportunidade para o setor da restauração local. Isto é tanto mais verdade quanto o bom e velho bar da porta ao lado está atualmente a fazer uma espécie de contrapeso - os preços da cerveja nos estádios e nas zonas oficiais de adeptos estão a ser alvo de muitas críticas.

"O mundo costumava ser o convidado de um amigo, mas isso já não acontece quando se olha para estes preços", diz o representante dos adeptos, Thomas Kessen, da associação "Unsere Kurve", numa entrevista ao SID.

São até sete euros por uma cerveja, cinco euros por uma água. "Isso não tem qualquer fundamento", afirma.

"Toda a gente faz parte do futebol"

O facto de os preços praticados dentro das zonas da UEFA serem diferentes dos praticados fora das mesmas já não constitui surpresa nem é novidade.

"Se formos ao estádio ou à zona de adeptos, sabemos à partida que se trata de um festival comercial, temos de o querer, estamos excluídos", diz Kessen.

Mas isso não faz com que seja mais correto: "Não são só os que podem pagar uma cerveja de 6,50 euros que fazem parte do futebol. Toda a gente faz parte do futebol e, acima de tudo, toda a gente faz parte da sociedade".

Os convidados internacionais também tiveram as suas próprias experiências no início do torneio, com a imprensa tabloide inglesa, por exemplo, a exprimir indignação em nome dos adeptos. 

"Os adeptos dizem 'ai' quando descobrem os preços da cerveja", escreveu o Sun, e o Mirror relatou os custos "surpreendentes": "As pessoas de Londres podem estar familiarizadas com estes preços, mas para todos os outros são criminosos".

Mas há, de facto, soluções populares, e isso foi evidente não só no Glück Auf Brauhaus, no primeiro fim de semana do Campeonato da Europa, mas também em Düsseldorf, Colónia, Munique e Estugarda.

"Ninguém nos obriga a ir para a zona dos adeptos", diz Kessen.

"Também podemos ver o jogo no bar em frente. É definitivamente mais barato lá", acrescentou.