Euro-2024: Álvaro Morata é o melhor marcador espanhol em Campeonatos da Europa
Álvaro Morata
O avançado do Atlético de Madrid é o quarto melhor marcador da história da seleção nacional, igualando David Silva com 35 golos. Mas também tem a honra de ser o melhor marcador da equipa nacional no Campeonato da Europa.
Morata marcou seis golos até agora. Três no Euro-2016 em França (dois golos contra a Turquia e um contra a Croácia) e outros três no Euro-2020, realizado em 2021 por causa da pandemia: contra a Polónia, contra a Croácia no prolongamento dos oitavos de final e contra a Itália nas meias-finais.
Fernando Torres
O natural de Fuenlabrada é o autor de um dos golos mais importantes da história da Espanha. O golo que marcou na final do Euro 2008, na Áustria e Suíça, contra a Alemanha, abriu a era dourada do futebol nacional. No mesmo torneio, marcou também um golo contra a Suécia na fase de grupos.
No Polónia e Ucrânia 2012, voltou a marcar no jogo decisivo contra a Itália e tornou-se o único jogador a marcar em duas finais diferentes do Campeonato da Europa até à data. Nesse torneio, marcou também dois golos contra a Irlanda na fase de grupos. Já marcou cinco golos em jogos do Campeonato da Europa.
David Villa
O asturiano foi o melhor marcador do Euro-2008, na Áustria-Suíça, com quatro golos. Está em terceiro lugar no ranking, apesar de ter concentrado todos os seus golos no mesmo torneio. Marcou um hat-trick contra a Rússia e também marcou contra a Suécia. Embora não conte para as estatísticas, também deixou a sua assinatura no desempate por grandes penalidades contra a Itália nos quartos de final.
Alfonso, Cesc e Silva
Há três jogadores com três golos em Campeonatos da Europa. Alfonso Pérez, que marcou no Euro-1996, em Inglaterra, contra a Bulgária. Além disso, no Bélgica e Países Baixos 2000, marcou o mítico golo da reviravolta contra a Jugoslávia (4-3). Já tinha marcado anteriormente nesse jogo.
Cesc Fàbregas, por seu lado, participou na vitória por 4-1 sobre a Rússia no Euro-2008, na fase de grupos. Em 2012, marcou no empate inicial com a Itália e também na vitória por 4-0 sobre a Irlanda.
David Silva marcou o terceiro golo da Espanha na vitória por 3-0 sobre a Rússia na meia-final do Euro-2008. Em 2012, o jogador natural de Arguineguín marcou em ambas as vitórias por 4-0. Na fase de grupos Espanha-Irlanda e na final Espanha-Itália.