Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Ancara convoca embaixador alemão após gesto polémico de Demiral

Eliott Lafleur c/AFP
Demiral marcou dois golos no triunfo turco sobre a Áustria
Demiral marcou dois golos no triunfo turco sobre a ÁustriaANGELOS TZORTZINIS/AFP
A Turquia convocou o embaixador alemão em Ancara na quarta-feira para protestar contra os comentários feitos por um ministro alemão após a abertura de uma investigação pela UEFA sobre um gesto polémico do defesa turco Merih Demiral durante um jogo do Euro-2024, disse uma fonte diplomática turca à AFP.

Reveja aqui as principais indências da partida

"O embaixador alemão em Ancara foi convocado para o Ministério dos Negócios Estrangeiros para discutir o assunto", disse a fonte sob condição de anonimato.

A UEFA anunciou na quarta-feira a abertura de uma investigação sobre o "potencial comportamento inapropriado" de Merih Demiral, que fez o sinal de manifestação dos "Lobos Cinzentos", um grupo de extrema-direita turco, depois de marcar um golo durante o encontro dos oitavos de final do Euro-2024, na terça-feira, frente à Áustria (1-2), durante a qual marcou dois golos.

"Usar o Euro de futebol como plataforma para o racismo é totalmente inaceitável. Esperamos que a UEFA investigue o caso e considere sanções", disse a ministra do Interior alemã, Nancy Faeser, na sequência do incidente, afirmando que "o símbolo dos extremistas de direita turcos não tem lugar nos nossos estádios".

Por outro lado, vários ministros turcos deram o seu apoio na quarta-feira ao jogador, que tinha defendido o seu gesto após o jogo de terça-feira, dizendo que estava "muito feliz" com a sua celebração e evocando "o orgulho de ser turco".