Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024 ao ritmo da juventude: Lamine Yamal, Arda Güler e Musiala

Jakub Dvořák
O médio neerlandês Xavi Simons foi um dos melhores jogadores jovens no Euro-2024
O médio neerlandês Xavi Simons foi um dos melhores jogadores jovens no Euro-2024Profimedia
O Campeonato da Europa na Alemanha foi uma montra jovens talentos. Lamine Yamal (17 anos) brilhou no torneio dourado em Espanha. Jamal Musiala (21 anos), assim como muitos outros, brilharam com as cores do seu país. O Flashscore selecionou os cinco jogadores nascidos em 2003 e posteriores que estiveram entre os melhores jogadores do torneio.

Lamine Yamal (Espanha)

17 anos, avançado, Barcelona

(7 jogos - 1 golo, 4 assistências)

Desempenho fenomenal de um rapaz que fez 17 anos na véspera da final do campeonato na Alemanha. Fez parte da equipa titular do torneio e, acima de tudo, foi um grande apoio para a seleção espanhola.

Chamou a atenção sobretudo quando marcou um belo golo contra a França.

"Toda a gente fala do seu golo, mas poucos se apercebem de como ele trabalhou para a equipa e se sacrificou", elogiou o seu colega de equipa, Rodri. Yamal marcou um golo e fez assistência em quatro, em sete jogos, incluindo o golo de Williams na final.

Yamal Musiala (Alemanha)

21 anos, extremo, Bayern de Munique

(5 jogos - 3 golos)

Teve um início de torneio impressionante, ajudando a demolir a Escócia com uma atuação brilhante. Em seguida, foi decisivo contra a Hungria e marcou um golo nos oitavos de final, contra a Dinamarca.

A sua importância é sublinhada pelo facto de ter sido titular em todos os jogos da Alemanha no Campeonato da Europa. Depois de Yamal no número de dribles e duelos individuais, a sua taxa de sucesso ultrapassou 70%, o que faz dele o rei entre os jovens.

Arda Güler (Turquia)

19 anos, médio, Real Madrid

(5 jogos - 1 golo, 2 assistências)

Se mantiver o nível durante alguns anos, a Turquia estará a seus pés. Estreante no Real Madrid, aos 19 anos, orquestrou a seleção turca no Campeonato da Europa. Chegou ao torneio como um suplente talentoso, mas a sua ascensão no final da época valeu-lhe a titularidade.

Chamou a atenção com um golo contra a Geórgia. Também fez duas assistências. Dirige o jogo no meio-campo. Dita o ritmo e sabe o que vai acontecer. Fez cinco passes para finalização durante o torneio: só Jude Bellingham e Xavi Simons fizeram mais (6). Também não esteve abaixo do esperado nos duelos e no drible.

Xavi Simons (Países Baixos)

21 anos, médio, RBLeipzig/PSG

(5 jogos - 1 golo, 1 assistência)

Parece estar a ter dificuldades em encontrar o seu lugar em Paris. Tem 21 anos, mas já teve passagens pelo Barcelona, PSG, PSV Eindhoven e agora está emprestado ao RB Leipzig, onde fez uma época muito boa. Há alguns dias, devia ter informado a direção do Paris Saint-Germain de que, apesar de ter um contrato válido, queria sair. O preço estimado situa-se entre os 80 e os 100 milhões de euros.

O Bayern gosta dele, mas esse montante é difícil de investir pelo clube bávaro. No Campeonato da Europa, foi a força motriz da Laranja Mecânica, iniciando as jogadas de ataque com energia. Fez 11 remates, oito dos quais de fora da área. Criou seis passes e lançou habilmente os seus companheiros de equipa em sete ocasiões Está a tornar-se um grande jogador.

Kobbie Mainoo (Inglaterra)

19 anos, médio, Manchester United

(6 jogos - 392 minutos)

Cinco minutos e no segundo tempo. Essa foi praticamente a carga de trabalho de Kobbie Mainoo na fase de grupos. O treinador Gareth Southgate só o implementou na equipa titular a partir do play-off.

Com a camisola dos Três Leões, o jovem prodígio esteve diretamente envolvido nas jogadas de criação. Em média, fez quatro passes por jogo para o terço final do ataque. Quase não cometeu erros. No total, fez 192 passes e teve uma taxa de sucesso de mais de 92%. Apenas o médio português João Neves e o guarda-redes neerlandês Bart Verbruggen foram melhores.

Outros jogadores interessantes nascidos em 2003:

Jude Bellingham (21 anos), Kenan Yildiz (19 anos), Florian Wirtz (21 anos), Benjamin Šeško (21 anos).