Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Apesar da titularidade na final da Champions, Courtois continua fora do Euro

Courtois teve atritos com o seleccionador Tedesco
Courtois teve atritos com o seleccionador TedescoProfimedia
Mesmo depois de vencer a Liga dos Campeões no sábado, Thibaut Courtois não vai ser convocado para a Euro que começa este mês, garantiu o diretor técnico da associação belga de futebol e antigo treinador do Sporting, Franck Vercauteren, neste domingo.

Embora a Bélgica já tenha anunciado os convocados, tem até 7 de junho para proceder a alterações. A presença de Courtois pelo Real Madrid na final da Champions, derrotando o Borussia Dortmund, em Wembley, levantou novamente dúvidas sobre uma chamada tardia do guardião.

Afastado das convocatórias há um ano por causa de uma disputa pela braçadeira de capitão com o seleccionador Domenico Tedesco, as duas lesões sofridas no joelho durante esta tempora mantiveram-no afastado dos relvados até ao mês passado.

Desde então, a inimizade entre ambos tem acentuado, com Courtois a acusar Tedesco de quebra de confiança e o responsável a desviar perguntas sobre a disputa ao longo do último ano.

Mas Vercauteren disse, em conferência de imprensa, que não haveria nenhuma chamada tardia para o jogador de 32 anos, regularmente aclamado como “o melhor guarda-redes do mundo”. A Bélgica faz  a primeira partida no Euro no dia 17 de junho contra a Eslováquia. O resto do grupo é composto por Roménia e Ucrânia

Histórico de lesões de Courtois
Histórico de lesões de CourtoisFlashscore

“Infelizmente, jogaremos o Euro sem ele. Portanto, agora não precisamos de nos concentrar mais nisso. O trabalho da Federação é resolver os problemas. Isso é absolutamente necessário. Nunca duvidamos das suas qualidades ou de que ele não estaria em forma. Portanto, precisamos de parar com isso agora. Foram dados sinais que devemos respeitar", acrescentou Vercauteren.

Final é diferente de Euro

Ao nomear a equipe na semana passada, Tedesco disse: “Courtois foi honesto, foi claro e muito precoce na maneira como comunicou que não queria jogar no Europeu. Ele conhece melhor o corpo. É diferente jogar a cada três ou quatro dias num torneio como o Euro. A última informação que levamos em consideração foi que ele não está pronto para o Euro, por isso planeamos com os jogadores que estão aptos a jogar", disse ao apresentar a convocatória há cinco dias.

O pai de Courtois, Thierry, disse à televisão belga, após a final de sábado, que o seu filho estava à espera de uma reaproximação. “Espero que o problema possa ser resolvido”, disse em Londres.