Euro-2024: As contas de Suíça, Escócia e Hungria para se juntarem à Alemanha nos oitavos
Arranca, este domingo, a última jornada da fase de grupos do Euro-2024, com a poule A a ser a primeira a ficar decidida. Como é apanágio, as quatro equipas vão jogar à mesma hora, sendo que a Suíça defronta a Alemanha e a Escócia mede forças com a Hungria.
A única equipa que tem o destino praticamente resolvido é a Alemanha. Com duas vitórias nos dois primeiros jogos, os anfitriões já garantiram a presença nos oitavos de final. Avançam como o líderes se conseguirem pontuar diante da Suíça.
A Suíça tem um pé na fase a eliminar. Com quatro pontos, os helvéticos garantem os oitavos imediatamente se pontuarem contra a Alemanha e até podem vencer o grupo em caso de vitória. Na eventualidade de uma derrota, a equipa de Murat Yakin também pode avançar como segunda, caso a Escócia não vença a Hungria. Se os escoceses triunfarem, o segundo lugar decide-se de acordo com os seguintes critérios de desempate (por ordem): diferença de golos, golos marcados, disciplina, ranking na qualificação.
Com um ponto, a Escócia ainda sonha com história de avançar pela primeira primeira vez para os oitavos. Para isso tem de vencer a Hungria e esperar por um deslize da Suíça. Chegará ao segundo lugar se ultrapassar os helvéticos num dos critérios acimas descritos, mas também fica com fortes hipóteses de passar como um dos melhores terceiros (são quatro).
Após duas derrotas nos dois primeiro jogos, a Hungria já tem uma certeza: não avança como uma das duas primeiras classificadas. A melhor hipótese dos magiares é vencer a Escócia e esperar por um lugar como um dos melhores terceiros. Com uma diferença de golos negativa (-4) e apenas um marcado, será sempre uma tarefa complicada para os húngaros.