Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: As contas para as duas jornadas que faltam

Pavel Křiklan
A Itália corre novamente o risco de ficar de fora de uma grande competição.
A Itália corre novamente o risco de ficar de fora de uma grande competição.Profimedia
Das 24 vagas para a Euro 2024, que será disputada na Alemanha no ano que vem, apenas nove já têm dono. A maior parte dos titulares será decidida no último bloco de jogos, em novembro. Para além do país anfitrião, a Bélgica, a França, Portugal, a Escócia, a Espanha, a Turquia, a Áustria e a Inglaterra estão já garantidas. A Eslováquia também está perto de fazer parte da elite do velho continente. Qual é a situação dos diferentes grupos antes do final?

Grupo A

Espanhóis e os escoceses já têm a passagem garantida. No entanto, quatro equipas deste grupo podem qualificar-se para o Euro-2024. A Geórgia, que ocupa atualmente o quarto lugar, já tem um lugar garantido no play-off, uma vez que é a vencedora de um dos grupos da Liga das Nações C. Os noruegueses também não estão isentos de hipóteses. No entanto, têm de defender o seu terceiro lugar na tabela (o último jogo é na Escócia, enquanto a Geórgia tem duelos com a Escócia e a Espanha) e esperar que os sérvios consigam a promoção direta no Grupo G, o que libertaria um lugar no play-off para Haaland e companhia.

Classificação do Grupo A
Classificação do Grupo AFlashscore

Grupo B

A França já tem o bilhete assegurado. Os Países Baixos só precisam de ganhar a Gibraltar na última ronda. No entanto, o jogo em casa contra a Irlanda será muito mais interessante. Se os neerlandeses conseguirem o apuramento, estarão a empurrar para o play-off os gregos e, curiosamente, também os irlandeses, que estão a seis pontos de distância na luta.

A classificação do Grupo B
A classificação do Grupo BFlashscore

Grupo C

A Inglaterra tem a certeza de ganhar o grupo, com a Ucrânia e a Itália na luta no segundo lugar. Coincidentemente, os dois países vão defrontar-se num jogo muito interessante no final da fase de qualificação e os amarelos e azuis têm de vencer por pelo menos dois golos, depois de terem perdido por 1-2 em San Siro. No entanto, se a Squadra Azzurra não conseguir os três pontos na Macedónia do Norte, até um empate será suficiente. Embora os macedónios ainda possam somar seis pontos e possivelmente igualar a Ucrânia, têm jogos piores contra eles. Os italianos têm pelo menos um lugar garantido no play-off.

A classificação do Grupo C
A classificação do Grupo CFlashscore

Grupo D

Os turcos já estão a festejar a promoção direta, com o País de Gales ou a Croácia a seguirem-se. Ambas as equipas têm agora 10 pontos, mas os croatas estão em melhor posição. Apesar de precisarem de conquistar seis pontos para se garantirem, mas têm um sorteio fácil. Primeiro, viajam até à Letónia e, depois, recebem a Arménia. O País de Gales defronta a Arménia e depois joga com a Turquia em casa. A Arménia ainda está em jogo, mas precisa de vencer os dois adversários.

A classificação do Grupo D
A classificação do Grupo DFlashscore

Grupo E

A atual líder Albânia só precisa de um empate em casa com as Ilhas Faroé, último classificado, para se qualificar, pelo que pode praticamente festejar. Os checos podem dar-se ao luxo de perder na Polónia se vencerem a Moldávia em casa. Os polacos, por outro lado, precisam de conquistar três pontos no jogo que lhes resta contra a República Checa e esperar que a Moldávia perca com a Albânia e ganhe em Olomouc ou empate os dois jogos. A equipa de Šilhavy também avançará com dois empates se a Moldávia perder pontos com a Albânia.

A classificação do Grupo E
A classificação do Grupo EFlashscore

Grupo F

Ninguém pode desalojar a Bélgica e a Áustria dos lugares de qualificação . Os suecos, atualmente em terceiro lugar, são os únicos dos cinco que não têm hipóteses de se qualificar para a Alemanha. Por outro lado, o Azerbaijão e até a Estónia, última classificada, têm hipóteses. A primeira equipa tem de contar com a Grécia, o Cazaquistão ou o Luxemburgo para garantir a qualificação direta para o campeonato e, por conseguinte, ficaria numa posição de play-off. A Estónia é a sexta pior equipa de toda a qualificação, com apenas um ponto, mas pode alcançar a o play-offse pelo menos quatro equipas escaparem à qualificação direta para o Euro-2024 do nível A da Liga das Nações, o que é bastante provável.

A classificação do Grupo F
A classificação do Grupo FFlashscore

Grupo G

Um dos quatro grupos que ainda não tem qualificados. No entanto, a sua solução é muito simples: se os húngaros, que lideram o grupo, conseguirem três pontos na próxima ronda, em casa, contra Montenegro, vão ao Europeu juntamente com os sérvios. Independentemente do resultado desse jogo, um ponto no seu último jogo em casa contra a Bulgária garantir-lhes-á a qualificação. O Montenegro, por seu lado, precisa de vencer a Lituânia e ganhar à Hungria, com quem empatou em casa. Uma vitória por três pontos na Bulgária também colocará os húngaros na Alemanha.

A classificação do Grupo G
A classificação do Grupo GFlashscore

Grupo H

Antes do programa de terça-feira, este grupo era talvez o mais confuso de todos. Agora tudo é mais claro depois dass vitórias dos dinamarqueses e, sobretudo, dos eslovenos na Irlanda do Norte e do Cazaquistão na Finlândia. Vamos começar pelo quarto lugar. Os finlandeses perderam as esperanças de se qualificarem diretamente, mas têm a hipótese play-off. Os cazaques, que ainda podem qualificar-se diretamente se tiverem 100% de aproveitamento contra São Marino e a Eslovénia não ganhar na Dinamarca ao mesmo tempo, podem contar com isso. Depois disso, uma vitória na Irlanda do Norte ou contra a Eslovénia será suficiente para eles.

A classificação do Grupo H
A classificação do Grupo HFlashscore

Grupo I

A classificação é fortemente influenciada pelo adiamento da participação de Israel, que foi apanhado na guerra e a UEFA adiou os seus jogos para novembro. Os romenos e os suíços, que agora lideram o terceiro classificado Israel com cinco e quatro pontos, respetivamente, não podem confiar em nada, uma vez que os seus perseguidores mais próximos podem somar ainda  12 pontos, para além de terem de enfrentar os seus dois adversários em casa. Além disso, a equipa pode contar com uma melhoria de três pontos na sua conta em Andorra. O Kosovo também tem uma hipótese teórica, mas é mais a nível teórico.

A classificação do Grupo I
A classificação do Grupo IFlashscore

Grupo J

A forte seleção portuguesa vai à Alemanha como uma das grandes favoritas. Juntamente com a França, ainda não perdeu qualquer ponto e disputou mais dois jogos do que os gauleses. Atrás deles, seguem-se os eslovacos, cuja festa à custa do Luxemburgo será desencadeada por qualquer empate nos dois jogos que faltam, em casa da Islândia ou na Bósnia. Esta última já tem um lugar garantido no play-off, tal como (se os eslovacos avançarem) o Luxemburgo. A Islândia precisa de ganhar três pontos à Eslováquia e a Portugal para avançar diretamente e, se a Ucrânia avançar, terá pelo menos um lugar no play-off.

Classificação atual
Classificação atualFlashscore