Euro-2024: As histórias do Espanha-Alemanha, do golo de Torres a Puyol e um humilhante 6-0

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: As histórias do Espanha-Alemanha, do golo de Torres a Puyol e um humilhante 6-0

Puyol celebra o golo da Espanha contra a Alemanha nas meias-finais da África do Sul 2010
Puyol celebra o golo da Espanha contra a Alemanha nas meias-finais da África do Sul 2010Profimedia
Apesar de a Alemanha ser tradicionalmente um dos adversários mais temidos por qualquer seleção, a verdade é que a Espanha é uma equipa que se tem dado bem nos últimos tempos.

Acompanhe as incidências da partida

Historicamente, incluindo a Alemanha Ocidental, os dois países já se defrontaram 26 vezes, com oito vitórias espanholas, nove empates e nove vitórias alemãs.

No entanto, a última vitória alemã sobre a Espanha foi em 2014, num amigável em Vigo, com Kroos a bisar. Num jogo oficial, o melhor resultado germânico remonta ao Campeonato da Europa de 1988, que organizaram como Alemanha Ocidental, quando venceram por 2-0, com dois golos de Rudi Völler.

A antevisão em vídeo da partida
Flashscore

O primeiro encontro entre as duas seleções foi um amigável em Colónia, em 1935, no qual a Espanha venceu por 1-2, graças a dois golos de Lángara, que fez a reviravolta após o tento inaugural de Edmund Conen. O último encontro até à data, no Campeonato do Mundo do Catar, foi um empate 1-1 no segundo jogo da fase de grupos em Al Khor. Morata deu vantagem e Füllkrug empatou para os alemães.

A verdade é que os últimos resultados têm sido favoráveis a Espanha. Entre eles, vários jogos históricos.

Euro-2008 na Áustria e Suíça

Um dos golos mais recordados por várias gerações de espanhóis é o de Fernando Torres na final do Euro-2008, no Prater, em Viena. Marcos Senna fez um passe entre linhas para Xavi e este fez um passe em profundidade para o antigo avançado do Atlético de Madrid e do Liverpool, que arrancou em velocidade e bateu Lehmann. Aos 33 minutos de jogo, a Espanha estava à beira da glória, o início de seis anos de domínio do futebol mundial.

O jogo desta sexta-feira será o quarto encontro entre as duas seleções num Campeonato da Europa. Para além dos de 1988 e 2008, houve um, o primeiro, que teve lugar em França em 1984. Terminou com uma vitória apertada da Espanha, graças a um golo de Maceda no último minuto.

Mundial de 2010 na África do Sul

Depois de vencer esse Campeonato da Europa, a Espanha foi para a África do Sul como favorita. Apesar de ter perdido o jogo de abertura contra a Suíça, a equipa foi melhorando até chegar às meias-finais, onde a Alemanha a esperava. Aos 72 minutos, Xavi Hernández cobrou um pontapé de canto. Carles Puyol apareceu como uma seta para cabecear a bola com força. 

Estava feito o 0-1, que mais tarde daria à Espanha um lugar na final, onde derrotaria os Países Baixos com o mítico golo de Iniesta (e o paradón de Casillas a Robben), vencendo pela primeira vez o Campeonato do Mundo.

Em Campeonatos do Mundo, a Alemanha tinha vencido por 2-1 em Inglaterra-1966 e Espanha-1982 e nos EUA-1994 empate 1-1 em Chicago, graças ao lendário golo de Goicoechea após um remate cruzado. Mais tarde, a Alemanha empatou por intermédio de Klinsmann.

Liga das Nações 2020/21

Na Liga das Nações, em setembro de 2020, empate 1-1 em Estugarda, o local do jogo desta sexta-feira, graças a um golo de José Luis Gayá nos descontos, que igualou o golo de Timo Werner.

Mas foi em Sevilha, em novembro, que a Espanha aplicou a maior goleada de sempre aos adversários. Foi em Sevilha, num estádio La Cartuja que não podia receber público devido à pandemia. A equipa então treinada por Luis Enrique venceu a Alemanha por uns sonoros 6-0. Morata, Ferran Torres com um hat-trick, Rodri e Oyarzábal marcaram os golos. Todos eles estão neste Euro.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore