Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: As reações dos jogadores à derrota de Portugal com França (0-0, 3-5 gp)

Bruno Henriques e Rodrigo Coimbra
Atualizado
Rafael Leão em disputa com Upamecano
Rafael Leão em disputa com UpamecanoAFP
As reações dos jogadores da Seleção Nacional aos jornalistas após a derrota com a França, nos quartos de final do Euro-2024.

Rúben Dias (defesa de Portugal):

Eliminação: "É duro sair assim, desde que aqui estou foi o jogo mais conseguido a nível de ocasiões. Os penáltis são uma lotaria e hoje não sorriram para nós. Sinto a Seleção cada vez com mais recursos e temos de ter isso presente pois vamos ter novos desafios"

Falta de eficácia: "Basta ver o jogo de hoje. Tivemos as oportunidades mais claras mas é assim a nossa vida e hoje mais que mal fizemos muitas coisas bem. Todos os os nossos jogadores têm uma grande capacidade para fazer golo. A equipa está a criar mas são os detalhes. Do outro lado está uma equipa com dois autogolos e um penálti. Batemo-nos com uma das equipas mais fortes"

Pepe: "Têm de lhe perguntar, vai dizer a seu tempo e foi um orgulho a jogar ao lado do Pepe."

Futuro de Roberto Martínez: "Essa pergunta também não é para mim."

Rúben Neves (médio de Portugal):

Sensações: "Tristes, sobretudo. As expectativas estavam altas, trabalhámos muito bem neste tempo que tivemos juntos, a equipa cresceu bastante e hoje no jogo em que demonstramos melhor a nossa qualidade acabámos por cair nos penáltis. Sabemos que isto é o futebol, só uma equipa pode ganhar, mas o mais importante é que demos o nosso melhor e isso deixa-nos de consciência tranquila, porque realmente fizemos tudo o que podemos para conseguir o apuramento."

Três jogos sem marcar golos: "Estes jogos são muitos complicados, em cinco jogos que fizemos, apanhámos três equipas extremamente bem fechadas, a República Checa, Geórgia e o jogo dos oitavos. Jogámos contra equipas muito bem organizadas defensivamente. Não temos visto muitos golos ao longo deste campeonato, aliás, a França até este jogo tem três golos marcados, sendo dois auto golos e um penálti. Só por aí já conseguem perceber a dificuldade que é jogar contra algum tipo de equipas hoje. Foi um jogo em que criamos muitas oportunidades de golo, tivemos oportunidades que podíamos ter feito o golo, infelizmente não conseguimos. Como disse, muito tristes, mas vamos voltar a Portugal e começar a pensar na próxima competição."

Selecionador diz que há vida além do Euro: "Em qualquer competição que competimos sabemos disso, que o mais importante é reagir bem e é isso que pretendemos fazer. No imediato não, porque a seleção não é como um clube, tem algumas paragens, mas queremos reagir o mais rápido possível e voltar a colocar Portugal na reta para ganhar títulos."

Mensagem a João Félix: "Foi o que dissemos no balneário ao João e o que míster disse também. Só quem bate os penáltis é que pode falhar. Acontece, todos falhamos e não é por aí. Portanto o João só tem de estar extremamente confiante na sua qualidade. É um jogador diferenciado, um jogador como não se vê muitos no mundo e tenho a certeza que vai ter todo o sucesso do mundo."

Rafael Leão (avançado de Portugal):

Derrota: “Agradecer o apoio de todos os portugueses, foram fundamentais na caminhada. Infelizmente acabou hoje. Não há muitas palavras. Quem entrou deu o máximo. O jogo foi resolvido nos detalhes, criámos oportunidades para ser felizes e infelizmente os penáltis são uma lotaria”.

João Félix: “É aprender. Isto vai ajudar a crescer. Queria deixar uma palavra ao João Félix, que é um jogador que traz coisas que atualmente não há. Tem um talento incrível, teve um episódio mau, mas vai dar a volta por cima. Acredito muito nele e vai dar a volta por cima”.

Nuno Mendes (defesa de Portugal):

Derrota: "Saímos daqui com um sabor amargo, demos tudo nos 120 minutos para chegar à vitória. O futebol é assim, as vezes ganha-se, as vezes perde-se e hoje calhou a nós perder."

Penáltis: "Falhamos um penalti, não importa quem. A equipa está unida. É descansar e voltar mais forte para disputar as provas que temos."

Europeu: "Orgulhoso da nossa equipa, de Portugal, dos adeptos que nos apoiaram."

Vitinha (médio de Portugal):

O que faltou? "Não sei, neste momento é difícil estar a pensar o que faltou e que fizemos errado. É frustração, injustiça... Sentimos que merecíamos. Demos tudo e quando é assim dói..."

Leia a crónica da partida

Melhor jogo de Portugal? "Talvez, mas fomos eliminados".

Penáltis: "Infelizmente, caiu para a França. É a vida".

Bernardo Silva (médio de Portugal):

Melhor jogo de Portugal? "É futebol. Estas grandes competições são curtas e nem sempre ganham as melhores equipas e as que jogam melhor. Talvez da mesma forma que foi cruel para a Eslovénia, foi cruel para nós. Mas seguimos em frente. É uma lição".

Frustração: "Trabalhamos muito e a união que se consgeuiu manter, apesar de algumas críticas, conseguimos manter espírito muito bom e é neste momento que se vêem as grandes equipas".

Cinco notas a reter do Portugal - França

Emoções de Félix: "Passei por isso há pouco tempo. Falhei penálti nos quartos da Champions... Só falha quem vai bater. Ele ter assumido e ir lá e ter carregado esse peso de marcar penálti pela nossa Seleção… Todos sentimos a pressão e alguém tem de falhar para uma equipa passar. Falhou ele e estamos todos com ele".

Pepe (defesa de Portugal):

Último jogo? "O importante não é isso. O mais importante é dar os parabéns aos meus companheiros. Cumprimos o plano que tínhamos, mas o futebol é isso... É cruel...".

As lágrimas querem dizer algo? "Sim, mas vou ter tempo (para falar sobre isso). Agora temos de passar por esse processo, faz parte... Não conseguimos dar essa alegria ao nosso povo, mas, infelizmente, o futebol é isso... Muito cruel". 

Reveja aqui as principais incidências da partida