Euro-2024: As reações dos jogadores de Portugal à vitória (3-0) com a Turquia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: As reações dos jogadores de Portugal à vitória (3-0) com a Turquia

Atualizado
A festa dos jogadores portugueses em Dortmund, diante da Turquia
A festa dos jogadores portugueses em Dortmund, diante da TurquiaAFP
Portugal venceu este sábado a Turquia, por 3-0, na 2.ª jornada do Grupo F do Euro-2024, e carimbou o apuramento para os oitavos de final, assegurando desde já o primeiro lugar. Bernardo Silva inaugurou o marcador aos 21 minutos, com um ressalto em Kokçu, Akaydin fez o 2-0 num autogolo caricato, o segundo a bafejar Portugal, em dois jogos, aos 28', e na segunda parte Cristiano Ronaldo serviu de bandeja Bruno Fernandes para o 3-0, aos 56 minutos.

Rúben Neves (médio de Portugal)

Chave de ouro: "Queremos terminar com chave de ouro esta fase de grupos. Agora o foco é descansarmos para o próximo jogo contra a Geórgia. Queremos crescer como equipa para irmos para os oitavos de final preparados."

Estreia no Euro: "Fiz aquilo que estou habituado a fazer, manter a posse de bola, ajudar a equipa a descansar com a bola e equilibrar defensivamente. A Turquia tem jogadores individualmente muito fortes e podiam causar perigo. Também tentei arriscar nos passes para a frente, felizmente correu bem."

Análise ao jogo: "Não há jogos fáceis. Estamos a jogar o Campeonato da Europa e seria errado pensar dessa forma. É verdade que foi um jogo muito diferente do anterior. Estávamos à espera que a Turquia nos desse mais espaço com a bola. A República Checa construiu uma linha defensiva de cinco jogadores, muito difícil de bater com jogadores altos e muito físicos. Hoje sabíamos que a seleção turca teria individualidades mais fortes que os checos mas que não seria tão forte defensivamente."

Rotatividade: "Desde o primeiro dia sabíamos disso. Somos um grupo de 26 jogadores e são todos importantes. Estamos focados ao máximo e sabemos o que temos de fazer. No último jogo, as substituições foram fulcrais e neste também foram uma ajuda."

Há seleções mais fortes que Portugal? "Não sei… Estamos focados em nós próprios."

Nuno Mendes (defesa de Portugal)

Portugal melhor do que com a Rep. Checa: "O primeiro jogo é sempre mais duvidoso, mas conseguimos ganhar, este também conseguimos e com uma vantagem mais tranquila. A equipa conseguiu anular os pontos fortes da Turquia, são bons individualmente e sabíamos que têm jogadores de alto nível. Defensivamente não são muito bons e conseguimos sair daqui com um bom resultado."

Turquia jogou mais aberta: "Gostamos de jogar com a bola e para nós é sempre melhor pressionar para a frente do que atrás. Conseguimos pressionar bem de frente para o jogo e conseguimos uma boa exibição de toda a equipa e uma vitória merecida".

Lateral-esquerdo: "Sou um jogador preparado para jogar em qualquer posição lá atrás. No lado esquerdo tenho feito um bom trabalho e agora é dar continuidade, em mais treinos e jogos para aperfeiçoar cada vez mais naquela posição."

Seis pontos após dois jogos: "É muito importante, queremos ganhar todos os jogos, é para isso que estamos aqui."

João Cancelo (defesa de Portugal)

Análise ao jogo: "Contra a República Checa tivemos o controlo absoluto do jogo. Tivemos a adversidade de sofrer o golo e tivemos de correr atrás do resultado o que nos fez jogar melhor. A Turquia tem caraterísticas diferentes. É uma equipa que gosta mais de ter bola, joga mais aberta e são menos organizados que a República Checa. Conseguimos marcar cedo, o que é bom. Fizemos uma boa exibição, há coisas a melhorar e o primeiro objetivo está conseguido."

Exibição: "Tento ajudar ao máximo Portugal, a jogar por dentro ou por fora. Hoje tive muito mais espaço e a Turquia tem jogadores de mais qualidade individual, mas jogaram mais abertos do que a República Checa, o que facilita as características dos nossos jogadores. Acabou por ser isso que fez a diferença". 

Comportamento dos jogadores: "A atitude de todos os jogadores tem sido excelente. Temos um grupo fantástico. Cabe ao mister decidir quem joga. No terceiro jogo fará algumas rotações, penso eu. No Europeu de 2020 não pude participar devido à Covid. Amo o que faço e jogar por Portugal é o ponto mais alto da minha carreira. Sempre que entro em campo por Portugal emociono-me, seja contra a Turquia, França ou as Ilhas Faroé."

Pepe (defesa de Portugal)

Análise ao jogo: "Desde o primeiro jogo que temos estado belíssimos. Sabíamos o que tínhamos de fazer. A Turquia é uma equipa muito emotiva, vai muito pela paixão do jogo, de partir o jogo. Nós somos uma formação muito madura, de processos simples, mas ao mesmo tempo difícil. O primeiro golo sai daquela jogada entre o Nuno Mendes e o Leão, conseguimos desbloquear o jogo.

Apoio: "Tenho de realçar os nossos adeptos, foram menos no estádio, mas fizeram-se notar."

Qualificação e primeiro lugar do grupo: "É muito bom, dá confiança à equipa. Todos os jogadores que cá estão são importantes, o treinador frisa muito isso. Temos de preparar bem o próximo jogo, que queremos ganhar."

Continuidade da carreira: "Procuro viver o dia a dia, o amanhã não me preocupa muito. Tenho muito com que me preocupar hoje. O mais importante é dar o meu contributo”.

Leia a crónica do Flashscore

Bernardo Silva (médio de Portugal)

Análise ao jogo: "Muito felizes. São mais três pontos e, se não me engano, garantimos o 1º lugar porque é confronto direto. Só garantimos o 1º lugar e agora há que pensar na próxima fase, há que trabalhar muito, porque o objetivo ainda não está cumprido. Estamos no bom caminho e hoje foi uma boa exibição de Portugal. Como eu disse, são nada mais do que três pontos."

Exibição colectiva: "Acho que sim, mas são jogos diferentes. No último jogo jogámos frente a uma equipa que defendeu muito baixo com um linha de cinco. Hoje foi uma equipa que atacava mais e que deu espaço nas costas e pressionava mais alto. São dois jogos muito diferentes, não dá para comparar, mas estamos muito contentes com as duas vitórias, isso é o mais importante."

Recorde as incidências da partida

Bruno Fernandes (médio de Portugal)

Golo marcado: "Obviamente que todos gostamos de marcar golos, mas não é o mais importante. O Cristiano é o nosso melhor marcador e num momento de oportunidade dá a bola ao lado. Mostra o significado que temos em ganhar jogos e não marcar golos."

Jogo com a Geórgia: "O nosso objetivo é ganhar. O mais importante é ganhar todos os jogos. Queremos ganhar à Geórgia para moralmente estarmos bem. Jogar por Portugal é ganhar todos os jogos."