Euro-2024: Bélgica joga "em casa" contra a Roménia, em Colónia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Bélgica joga "em casa" contra a Roménia, em Colónia

Romelu Lukaku precisa de trabalhar a sua finalização para a Roménia
Romelu Lukaku precisa de trabalhar a sua finalização para a RoméniaAFP
Há meses que os belgas aguardam o jogo da fase de grupos do Campeonato da Europa em Colónia. Perto da fronteira belga, a equipa do treinador Domenico Tedesco já pode contar com uma "pequena final". A pressão já está no ar contra a Roménia, este sábado (20:00).

Romelu Lukaku e Lois Openda jogaram jogos na consola, Koen Casteels foi para o campo de golfe - Domenico Tedesco deu às estrelas da Bélgica um dia de folga do futebol antes do seu "jogo em casa" em Colónia. Limpar a cabeça, foi o lema. Caso contrário, a missão do Campeonato da Europa poderia ser posta em causa nas imediações de casa e em frente ao Rei Filipe da Bélgica.

Siga o Bélgica-Roménia no Flashscore

No entanto, ninguém no campo belga está a pensar num deja vu da eliminação na fase de grupos do Campeonato do Mundo no Catar.

"Acredito que nos vamos qualificar definitivamente. A 100 por cento", afirmou o recordista internacional Jan Vertonghen, antigo central do Benfica, deixando inequivocamente claro que a imagem dos Diabos Vermelhos não foi afetada pela derrota por 1-0 contra a Eslováquia na sua estreia no Campeonato da Europa.

Falta de eficiência é o maior defeito

Em Colónia, onde os anfitriões esperam mais de 100 mil belgas, a equipa de Tedesco tem de acabar com a maldição dos golos no sábado (20:00). Desde a vitória por 1-0 sobre o Canadá na estreia do Campeonato do Mundo no Catar, a equipa não conseguiu marcar um golo em três jogos do torneio e, portanto, não conseguiu uma vitória - apesar de 47 remates à baliza, incluindo onze grandes oportunidades, de acordo com as estatísticas.

"Não me tinha apercebido disso. Pelo menos mostra que estamos a rematar muito", disse o defesa Vertonghen, com um sorriso, referindo-se aos dois golos de Lukaku contra a Eslováquia, ambos anulados.

"É preciso ver o contexto", acrescentou o central de 37 anos, que provavelmente voltará ao onze inicial após uma lesão, antes de admitir: "Talvez devêssemos trabalhar um pouco na finalização esta semana".

Tedesco quase não nos deixou ver as suas cartas durante os preparativos. Após a quarta-feira de folga, o número três do mundo treinou em particular no quartel-general da sua equipa em Ludwigsburg. A confiança no germano-italiano continua alta após a sua primeira derrota no seu 15.º jogo como técnico dos Red Devils.

Lukaku esperançoso

"Estamos 200% de acordo com as decisões que discutimos com ele", garantiu o diretor desportivo Frank Vercauteren.

"Um treinador depende, é claro, dos resultados, mas também de muito mais", acrescentou.

Contra os romenos, que deixaram uma forte impressão na vitória por 3-0 sobre a Ucrânia, o foco estará em Lukaku em particular. O recordista de golos da Bélgica ainda não marcou um golo pela seleção em 2024. Contra a Eslováquia, só teve duas ocasiões de golo, desperdiçando algumas das melhores oportunidades e tornando-se, assim, a figura simbólica do arranque em falso.

"Esse é o destino de um atacante. Podemos ser os heróis, mas se não marcarmos, toda a gente nos chateia. Imagino que ele esteja particularmente motivado agora que a pressão está sobre ele", disse Vertonghen. Os adeptos de Colónia esperam que isto se aplique a todos os belgas.

Vermeeren e Mihaila dão esperança a si próprios

Os três veteranos da Bélgica, Thomas Meunier, Axel Witsel e Jan Vertonghen, tiveram de ficar de fora da primeira jornada do Campeonato da Europa. Meunier está com dores na coxa e também não deverá jogar contra a Roménia. Witsel e Vertonghen deverão, pelo menos, estar no banco de suplentes.

Youri Tielemans e Orel Mangala foram ambos advertidos na derrota por 1-0 contra a Eslováquia. É bem possível que o selecionador Domenico Tedesco faça descansar os dois médios. O jovem Arthur Vermeeren, de 19 anos, espera ter um lugar na equipa titular.

Não há razão para a Roménia fazer uma rotação, depois do seu bom início. No entanto, a imprensa romena noticia que Valentin Mihaila, do Parma, poderá substituir Florinel Coman na ala esquerda. Na vitória por 3-0 contra a Ucrânia, Mihaila foi inicialmente forçado a sentar-se no banco devido a problemas físicos.

Onzes prováveis

Bélgica (4-2-3-1): Casteels - Castagne, Faes, Debast, Vertonghen - Vermeeren, Onana - Bakayoko, De Bruyne, Doku - Lukaku

Roménia (4-1-4-1): Nita - Rati, Dragusin, Burca, Bancu - M. Marin - Man, R. Marin, Stanciu, Mihaila - Dragus