Euro-2024: Bélgica vence Luxemburgo (3-0) no ensaio geral
Bélgica 3-0 Luxemburgo
O guarda-redes luxemburguês Anthony Moris foi o primeiro a ser chamado a intervir logo aos três minutos, quando Leandro Trossard encontrou Kevin De Bruyne no espaço e o remate do capitão belga teve de ser defendido. Quatro minutos mais tarde, o mestre do Manchester City voltou a dividir a defesa dos visitantes com um passe perfeito para Romelu Lukaku, mas o avançado só conseguiu acertar na malha lateral. Mas a Bélgica não demorou a sofrer um revés: Thomas Meunier saiu lesionado aos 15 minutos do primeiro tempo, colocando em dúvida a sua participação no Europeu.
Jérémy Doku, colega de equipa de De Bruyne no City, foi o próximo a dar uma injeção de habilidade, ao passar pela defesa luxemburguesa e encontrar Lukaku, mas o seu remate sofreu um desvio e caiu gentilmente em Moris. A cinco minutos do intervalo, Lukaku fez justiça com as próprias mãos: pegou na bola no seu meio-campo, evitou as dificuldades e avançou para a grande área, onde foi derrubado por uma desastrada tentativa de Enes Mahmutović. O jogador da Roma assumiu a marcação e e mandou Moris para o lado errado da marca de pênalti para colocar a Bélgica na frente.
A Bélgica continuou a pressionar após o intervalo, mas foi frustrada pela defesa dos Red Lions, que se sentou bem no início do segundo período. Até que, 12 minutos depois do recomeço, o Luxemburgo não teve resposta para o truque de Doku na esquerda, que chegou à linha de fundo e cruzou a bola para Lukaku marcar o seu 85.º golo pela seleção. Dois minutos mais tarde, Lukaku voltou a marcar, mas a defesa de Moris impediu o hat-trick. Moris também precisou de uma mão forte para impedir um remate de Johan Bakayoko quando o jogo entrava no último quarto de hora.
A 10 minutos do fim, porém, a Bélgica deu o golpe de misericórdia, quando Trossard aproveitou uma bola longa de Wout Faes, que o jogador do Arsenal dominou com mestria e rematou para o fundo das redes. Com a derrota para a França a meio da semana, a equipa de Luc Holtz soma duas derrotas consecutivas, depois de uma série de três vitórias em quatro jogos. A Bélgica, por outro lado, está invicta há 14 jogos o que lhe dá todas as hipóteses de capitalizar no Euro-2024, que inicia o torneio a 17 de junho contra a Eslováquia.