Euro-2024: Çalhanoglu volta ao ponto de partida para fazer "toda a Turquia" feliz

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Çalhanoglu volta ao ponto de partida para fazer "toda a Turquia" feliz

Calhanoglu, capitão da Turquia, regressa a Hamburgo
Calhanoglu, capitão da Turquia, regressa a HamburgoProfimedia
Hakan Çalhanoglu não esquece o Volksparkstadion de Hamburgo. Foi lá que a sua estrela começou a brilhar, onde a sua carreira global começou há dez anos no clube local. Agora, depois de todos estes anos, o capitão da Turquia volta ao ponto de partida para levar a sua seleção ao maior sucesso da história recente - e, assim, trazer felicidade a um país inteiro.

Acompanhe as incidências da partida

"Acredito e confio que podemos fazer isso", diz Çalhanoglu."Não queremos apenas fazer os nossos adeptos felizes, mas toda a Turquia. Todos querem ver o sucesso."

A posição inicial antes do confronto contra a República Checa é aparentemente confortável: com três pontos, os turcos estão em segundo lugar, atrás do líder Portugal, enquanto Geórgia e República Checa têm um ponto cada. No entanto, também está claro que, se Çalhanoglu e companhia perderem, poderão enfrentar outra eliminação na fase de grupos. Ou seja, o sonho de participar da fase a eliminar de um grande torneio pela primeira vez desde 2008 seria destruído.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

É exatamente por isto que Çalhanoglu será julgado. Ele sente isso. Dificilmente passa um dia sem uma notícia sobre o médio de 30 anos da Inter de Milão. No início da semana, os rumores de uma transferência iminente para o Bayern eram tão frequentes que Çalhanoglu sentiu-se obrigado a desmentir publicamente. No Instagram, o médio disse que estava "muito feliz" no Inter. A relação com o clube e os adeptos é "muito especial".

As contas do grupo da Turquia
As contas do grupo da TurquiaFlashscore

Çalhanoglu em Hamburgo: de herói a bode expiatório

O jogador natural de Mannheim tinha 20 anos quando surpreendeu os adeptos e os especialistas da cidade germânica com os seus dribles de cortar a respiração, os seus passes dissecantes e os seus pontapés livres geniais. Onze golos pelo Hamburgo na sua época de estreia. As pessoas adoravam Hakan - até que houve uma rutura repentina.

Apesar de ter prometido a sua lealdade e de ter assinado um novo contrato de longo prazo, Çalhanoglu estava determinado a sair e pediu a um psicólogo que o pusesse de baixa no início da época 2014/15. 

Em Hamburgo, "quase não conseguia sair", como contou numa aparição televisiva: "Fui insultado por todos os lados. O meu carro foi destruído". No final de uma farsa indigna, Çalhanoglu mudou-se para Leverkusen.

Depois da Alemanha, veio a Itália

Desde então, Çalhanoglu e o seu antigo clube têm-se afastado. Enquanto o Hamburgo acabou por ser despromovido e está na segunda divisão alemã desde então, o médio, por vezes pouco convencional, conquistou o mundo do futebol com o seu pé mágico. Depois de passar pelo Leverkusen e pelo AC Milan, Çalhanoglu mudou-se para o Inter há três anos, onde conquistou duas Taças de Itália e, mais recentemente, o Scudetto.

Os números de Çalhanoglu
Os números de ÇalhanogluFlashscore

Agora é hora de reencontrar o seu antigo amor. No entanto, Çalhanoglu não terá muito tempo para sentimentalismos. O jogador está "totalmente concentrado" em "fazer as pessoas do meu país felizes".