Euro-2024: Calma belga enfrenta a tempestade romena
Siga as principais incidências da partida
A surpreendente derrota com a Eslováquia deixou a Bélgica em desvantagem no Grupo E e agora enfrenta uma Roménia animada, que surpreendeu a Ucrânia por 3-0 na segunda-feira.
"Ficaria preocupado se não tivéssemos qualidade, por isso estou confiante de que vamos marcar no sábado", disse Jan Vertonghen.
Apesar da confiança, os belgas estão preocupados com a possibilidade de uma nova eliminação precoce, depois de terem sido eliminados na primeira fase do Campeonato do Mundo, há menos de dois anos.
Dada a qualidade de que dispõe, e depois de ter passado invicta a fase de qualificação, é de esperar que a Bélgica siga em frente, mas para isso Romelu Lukaku precisa de encontrar a sua melhor forma, enquanto Kevin De Bruyne tem de aumentar o ritmo no meio-campo se quiser dominar a Roménia.
A vitória sobre a Ucrânia foi apenas a segunda da Roménia venceu um jogo num Campeonato da Europa e aconteceu 24 anos depois da primeira, uma vitória por 3-2 sobre a Inglaterra, no Euro-2000.
Nicolae Stanciu, capitão de equipa, abriu o caminho para um triunfo memorável sobre a Ucrânia na estreia, na segunda-feira, com um golo de longa distância, e terá motivação acrescida para tentar repetir o feito contra a Bélgica.
Stanciu foi a transferência mais cara do futebol belga quando se mudou para o Anderlecht em 2016, mas mais tarde foi apelidado de um fracasso de 10 milhões de euros e acabou vendido após 18 meses.
A Roménia esteve invicta durante a fase de grupos e terminou em primeiro lugar, à frente da Suíça, tendo perdido apenas uma vez nos últimos 16 jogos.
"Esta é a alma da geração - esta equipa esforçou-se ao máximo em tudo", disse o treinador da Roménia, Edward Iordanescu, após a vitória sobre a Ucrânia.
O selecionador certamente ficará ainda mais entusiasmado se a Bélgica for adicionada à sua lista de conquistas.