Euro-2024: Carvajal, Nacho e Joselu juntam-se a um clube seleto onde estão Ronaldo e Pepe
São os jogadores que ganharam a Liga dos Campeões com o seu clube e o Campeonato da Europa com o seu país no mesmo ano.
Antes deles, apenas 14 outros jogadores tinham conseguido este feito. Em 1964, Luis Suárez Miramontes, com o Inter e a Espanha. Em 1988, Hans van Breukelen, Ronald Koeman, Berry van Aerle, Gerald Vanenburg e Wim Kieft, com o PSV e a Países Baixos. Em 2000, Nicolas Anelka e Christian Karembeu com o Real Madrid e a França. Em 2012, Fernando Torres e Juan Mata no Chelsea e em Espanha. Em 2016, Cristiano Ronaldo e Pepe no Real Madrid e em Portugal. Em 2021, Jorginho e Emerson para o Chelsea e a Itália. E agora, em 2024, Carvajal, Nacho e Joselu com o Real Madrid e Espanha.
2024 é o primeiro ano em que a seleção nacional conquista um título e, ao mesmo tempo, um clube espanhol vence a Liga dos Campeões.
A questão que paira agora sobre o futuro do Real Madrid é se haverá mais jogadores nacionais na próxima época. Com a saída de Nacho para o Al-Qadsiah, da Arábia Saudita, e de Joselu para o Al-Gharafa, do Catar, Dani Carvajal é o único representante do clube na seleção nacional.
No atual plantel, os dois únicos que podem ser convocados para a seleção espanhola são Lucas Vázquez e Dani Ceballos. Resta saber se o Real Madrid se vai aventurar a contratar mais jogadores nacionais.
A Espanha tem qualidade suficiente para jogar no Bernabéu, como ficou demonstrado neste Campeonato da Europa, que confirmou La Roja como a melhor equipa do continente. Veremos se há alguma movimentação nesse sentido ou se Carvajal é o único titular teórico do plantel.