Euro-2024: Cinco notas a reter da primeira jornada

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Cinco notas a reter da primeira jornada

Adeptos da Laranja Mecânica entusiasmaram a multidão em Hamburgo
Adeptos da Laranja Mecânica entusiasmaram a multidão em HamburgoProfimedia
A vitória de Portugal por 2-1 contra a República Checa marcou o fim da primeira jornada do Euro-2024. O Flashscore resume cinco impressões que ficaram dos primeiros dias do Campeonato da Europa.

1 - Eficácia

A eficácia vence. Foi o que demonstraram, acima de tudo, os espanhóis, que decidiram o jogo contra a Croácia em poucos minutos, num jogo que foi, de facto, equilibrado. Os croatas, por seu lado, não souberam aproveitar as oportunidades que tiveram e ainda desperdiçaram uma grande penalidade, por Petkovic, que poderia ter empatado o jogo.

Contra a República Checa, Portugal provou de forma impressionante que nem sempre são necessárias grandes oportunidades: um autogolo e outro erro da defesa checa deram aos campeões europeus de 2016, que se esforçaram durante os 90 minutos, uma feliz vitória por 2-1.

A equipa alemã também foi eficaz no jogo de abertura contra a Escócia. Após os golos de Florian Witz, Jamal Musiala e Kai Havertz, a equipa alemã goleou os escoceses por 5-1.

2 - Golos que valem a pena ver

Até ao momento, este tem sido o Campeonato da Europa dos golos bonitos: um total de onze remates de longe já encontraram o caminho da baliza adversária neste Campeonato da Europa.

O nosso preferido: o golo de Emre Can, que fez o resultado final de 5-1 contra a Escócia.

3 - Ainda não há recorde para CR7

Bem, isto não é totalmente verdade, é claro. Cristiano Ronaldo foi o primeiro jogador da história do futebol a participar em seis Campeonatos da Europa diferentes. Um recorde! No entanto, ainda tem de esperar pelo momento em que será coroado o goleador mais velho da competição.

No jogo de abertura contra a República Checa, teve várias oportunidades antes de atirar a bola ao poste mesmo antes do final, embora em fora de jogo. A próxima oportunidade de Cristiano Ronaldo será contra a Turquia, no sábado.

4 - Favoritos não mostram fraqueza

Portugal, França, Inglaterra, Alemanha e Países Baixos: todas as equipas do restrito grupo dos favoritos venceram os seus jogos de estreia e deixaram uma impressão mais ou menos confiante.

Inglaterra e Portugal vacilaram e tiveram um desempenho bastante abaixo do esperado, enquanto a França caracterizou-se pela sua eficiência e mentalidade vencedora contra uma Áustria desagradável. A melhor impressão foi provavelmente causada pela divertida equipa neerlandesa, que venceu a Polónia por 2-1, e pela equipa alemã, que goleou a Escócia.

A Espanha venceu claramente o jogo mais importante da primeira jornada, contra a Croácia, por 3-0, e a Itália também anunciou as suas ambições com uma atuação equilibrada contra a Albânia. A Bélgica foi a única equipa a sofrer um revés em termos de resultados, tendo sofrido uma amarga derrota por 1-0 contra a Eslováquia.

5 - Grande ambiente nas cidades

A Alemanha em estado de emergência: nos primeiros dias do Campeonato da Europa, pudemos admirar grandes imagens de espectadores a festejar freneticamente, e de festas de futebol pacíficas nas dez cidades anfitriãs.

O vencedor entre os adeptos é, no entanto, bastante claro: os adeptos da Laranja Mecânica, que tomaram conta do centro da cidade de Hamburgo, numa marcha de milhares de neerlandeses.