Euro-2024: Com o futuro resolvido, Mbappé tem contas a ajustar com o Campeonato da Europa

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Com o futuro resolvido, Mbappé tem contas a ajustar com o Campeonato da Europa

Mbappé ao serviço de França
Mbappé ao serviço de FrançaProfimedia
Depois de meses no centro das atenções mediáticas, Kylian Mbappé chega ao Euro-2024 com o seu futuro já anunciado em Madrid e com a cabeça na Alemanha, onde procura saldar as suas dívidas com a prova continental.

O vencedor do Mundial-2018 e autor de um hat-trick na final perdida para a Argentina em 2022 tem lembranças amargas de sua única aparição no torneio continental: em 2021, ele falhou um penálti contra a Suíça que significou a eliminação da França nos oitavos de final, sem que Mbappé tenha conseguido marcar em todo o torneio.

Uma questão que parece ter-se tornado pessoal, tendo completado uma fase de qualificação impressionante, com nove golos marcados em oito jogos disputados, quatro deles contra os Países Baixos, adversário mais difícil da França no Grupo D do torneio.

Ao contrário de 2021, quando Karim Benzema roubou a cena com um regresso fugaz à seleção nacional, na Alemanha todas as atenções estarão viradas para Kylian, estrela e capitão da equipa.

Uma temporada de altos e baixos

No Paris Saint-Germain, o jogador de 25 anos também teve um papel de destaque, embora talvez nem sempre devido aos seus golos.

Afastado da equipa principal na pré-época, Mbappé começou a época à margem, depois de ter comunicado à direção parisiense, por carta, que não desejava prolongar o seu contrato para além de junho de 2024.

Acabou por ser reintegrado, marcou oito golos nos primeiros cinco jogos da época e foi fundamental para a conquista do título, com 27 golos em 29 jogos do campeonato, oito em seis jogos da taça, mais um golo na Supertaça contra o Toulouse em janeiro.

Mas na Liga dos Campeões, uma competição que assombra a direção do PSG e o próprio jogador, a estrela foi criticada pelo papel pouco brilhante na primeira mão dos quartos de final contra o Barcelona e nos dois jogos das meias-finais contra o Borussia Dortmund, fase em que o PSG foi eliminado.

A falta de brilho individual coincidiu com uma redução do seu tempo de jogo, depois de ter anunciado à direção, em janeiro, que continuava firme na sua intenção de deixar o clube no final da época. O técnico Luis Enrique disse que queria se preparar para um futuro sem o astro, e Mbappé, o melhor marcador da história do clube, começou a entrar regularmente nas rotações do treinador asturiano.

Assim, apesar de ter conquistado a Ligue 1 e a Taça da Liga, e de ter sido o melhor marcador, Mbappé teve um desempenho fraco nas últimas semanas da competição, levantando dúvidas sobre o seu nível antes do Campeonato da Europa.

O recorde de Giroud

Mas com o seu futuro no Real Madrid assegurado e a mente livre de preocupações, Mbappé apareceu bem nos Bleus durante o particular de quarta-feira contra o Luxemburgo, participando nos três golos da sua equipa, marcando um e fazendo assistência para os outros dois.

Coletivamente, Mbappé terá de liderar um plantel que combina alguns dos heróis do Mundial-2018 com outros jovens que também estiveram ausentes da Liga das Nações conquistada em 2021. O objetivo mínimo da França, em termos de plantel, deverá ser lutar pelo título.

Individualmente, o ambicioso jogador está apenas a 10 golos dos 57 que fazem de Oliver Giroud o melhor marcador da seleção francesa.

Enquanto o veterano atacante de 37 anos, que vai se aposentar internacionalmente após o Campeonato Europeu, parece improvável de ser alcançado na Alemanha, Mbappé terá a chance de fazer a estreia em uma nova competição e se aproximar do recorde de Giroud para aumentar ainda mais seu legado como jogador "Bleu".

Os números de Mbappé
Os números de MbappéFlashscore