Euro-2024: Como foram os últimos jogos de abertura da competição

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Como foram os últimos jogos de abertura da competição

Dimitri Payet celebra o golo da vitória de França na abertura do Euro-2016
Dimitri Payet celebra o golo da vitória de França na abertura do Euro-2016Profimedia
A contagem descrescente para o Euro-2024 está quase a terminar e a Alemanha está pronta para receber alguns dos melhores jogadores do continente. A seleção alemã procura uma vitória diante da Escócia, no jogo de abertura da competição em Munique, esta sexta-feira, às 20:00.

Mas o jogo de abertura tem sido muitas vezes complicado para as nações anfitriãs, com muitos desmancha-prazeres nas últimas edições.

Veja a tabela completa do Euro-2024

O Flashscore recapitula os jogos de abertura dos últimos cinco Europeus para ver como cada anfitrião se saiu.

Euro-2004 - Portugal 1-2 Grécia

Uma das maiores surpresas de todos os tempos aconteceu no Euro-2004, quando o anfitrião Portugal saiu derrotado pela Grécia, tanto no jogo de abertura como na final.

Os gregos abriram o marcador no início do jogo, no Porto, e depois Angelos Basinas colocou o 2-0 no marcador. Cristiano Ronaldo, então com 19 anos, converteu um penálti no final do jogo para fazer o golo de honra da equipa das quinas. A Grécia repetiu o vitória em Lisboa, para vencer a final por 1-0, o que deixou o então jovem CR7 em lágrimas no relvado.

Euro-2008 - Suíça 0-1 República Checa

O Euro-2008 foi sediado conjuntamente pela Áustria e pela Suíça, sendo que a última foi escolhida para abrir o torneio. Mas os suíços começaram com o pé esquerdo, perdendo com a República Checa por 1-0, com Vaclav Sverkos a apontar o único golo.

A Suíça e a Áustria não conseguiram avançar para a fase a eliminar e caíram na fase de grupos, enquanto a Espanha levantou o troféu em Viena, com uma vitória por 1-0 diante da Alemanha.

Euro-2012 - Polónia 1-1 Grécia

A Polónia e a Ucrânia, ambas anfitriãs pela primeira vez, disputaram o Euro-2012 em dois torneios consecutivos. 

A Polónia abriu a competição em Varsóvia com um empate 1-1 contra a Grécia, em que ambas as equipas tiveram um jogador expulso. Robert Lewandowski abriu o marcador de cabeça na primeira parte e Dimitris Salpingidis empatou no segundo tempo.

A Espanha foi novamente vitoriosa na final, depois de golear a Itália por 4-0 em Kiev, tornando-se a primeira nação a conquistar o bicampeonato consecutivo.

Euro-2016 - França 2-1 Roménia

A França foi a anfitriã do Euro-2016 e sua brilhante equipa lutou até ao fim para uma vitória na partida de abertura contra a Roménia.

Olivier Giroud abriu o marcador de cabeça, antes de um penálti de Bogdan Stancu empatar a partida. Parecia que o jogo estava a encaminhar-se para um empate em Paris, mas Dimitri Payet fez um golo maravilhoso, aos 89 minutos, para dar aos donos da casa a vitória por 2-1.

A França chegou à final, mas foi derrotada no prolongamento por Portugal, que conseguiu uma vitória apertada por 1-0.

Euro-2020 - Turquia 0-3 Itália

O Euro-2020 representou o 60.º aniversário do Campeonato Europeu, que foi comemorado com 11 anfitriões em 11 cidades diferentes. No entanto, a pandemia de Covid-19 afetou a operação do torneio, adiando-o por um ano, para 2021, sem público em boa parte dos jogos.

Foi o caso do Estádio Olímpico, em Roma, que recebeu a partida de abertura, com a vitória confortável da Itália, por 3-0, sobre a Turquia. Os italianos foram até ao fim para conquistar o troféu, derrotando a Inglaterra nos penáltis, em Wembley, após o empate 1-1 no final do prolongamento.