Euro-2024: Croácia multada por conduta imprópria dos adeptos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Croácia multada por conduta imprópria dos adeptos

Adepto croata com um foguete nas bancadas
Adepto croata com um foguete nas bancadas Reuters
A Croácia foi multada em 105 mil euros pelo Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA devido a incidentes ocorridos no jogo do Euro-2024 com a Itália, informou a Federação Croata de Futebol na sexta-feira, enquanto a polícia informou a Reuters de várias detenções em torno do jogo.

O ambiente que rodeou o jogo em Leipzig, na segunda-feira, contrastou fortemente com os dois anteriores jogos do Euro na cidade, e no estádio os adeptos croatas acenderam vários foguetes e foram atirados copos de plástico para o relvado em várias ocasiões.

"A Federação Croata de Futebol foi multada em 105 mil euros por ter arremessado objetos (45 mil euros), acendido foguetes (30 mil euros) e por comportamento inapropriado (30 mil euros) por parte de alguns adeptos croatas durante o jogo Croácia-Itália ", refere um comunicado.

A UEFA ainda não anunciou oficialmente as sanções.

A Croácia já tinha sido multada anteriormente por ter acendido e lançado foguetes durante o jogo com a Albânia e está a decorrer uma investigação da UEFA sobre alegados comportamentos racistas ou discriminatórios de ambos os grupos de adeptos nesse jogo.

A polícia de Leipzig esteve em ação antes, durante e depois do jogo Croácia-Itália, tendo sido efetuadas detenções e detidos alguns dos adeptos croatas mais conhecidos como desordeiros até ao final do jogo.

"Na segunda-feira de manhã, soube-se que oito adeptos de alto risco, a quem a Polícia Federal já tinha recusado a entrada na Alemanha no dia anterior, se encontravam na zona", disse um porta-voz da polícia de Leipzig à Reuters.

"As forças policiais conseguiram deter cinco pessoas de imediato. Ao longo do dia, os cinco foram apresentados a um juiz e a prisão preventiva foi confirmada até terça-feira de manhã".

Os restantes três foram também detidos mais tarde e os oito foram libertados na manhã de terça-feira e levados para a fronteira.

A polícia disse que cerca de 10.000 croatas participaram na marcha dos adeptos e que vários adeptos de alto risco foram sujeitos a controlos policiais preventivos. No estádio, a polícia teve de intervir devido à utilização múltipla de produtos pirotécnicos.

Após o jogo, cerca de 20 adeptos croatas agrediram fisicamente os adeptos italianos, dois dos quais tiveram de ser hospitalizados. A polícia deteve 11 suspeitos croatas e bósnios, que estão a ser investigados por terem causado lesões corporais graves.

Leipzig acolheu anteriormente os jogos Portugal - República Checa e França - Países Baixos, tendo a polícia afirmado que não foram efetuadas detenções por ocasião desses jogos. A cidade acolherá o último jogo na terça-feira, quando a Áustria defrontar a Turquia nos oitavos de final.