Euro-2024: Dan Ndoye, a surpresa guardada para o Europeu que é o homem do momento na Suíça
Siga as incidências da partida
Ndoye foi uma das surpresas do Euro-2024, tendo iniciado apenas um jogo oficial pelo seu país antes do torneio, mas o versátil avançado aproveitou o momento e parece certo que será titular contra a Itália nos oitavos de final, este sábado.
O jogador do Bolonha tem sido a inspiração do ataque suíço, que pareceu perigoso contra Hungria, Escócia e Alemanha, com Ndoye a provocar as defesas com pés rápidos e incursões pelos dois flancos.
O técnico Murat Yakin manteve Ndoye à margem durante a qualificação, mas a aposta no Euro-2024 valeu a pena. Ndoye foi um dos destaques no empate da Suíça com a Alemanha, marcando o primeiro golo para estragar a campanha perfeita dos anfitriões no Grupo A.
Para alguém que foi titular apenas uma vez na qualificação e fez aparições como substituto com uma média de 21 minutos por jogo, Ndoye exalou confiança, sendo responsável por quase um terço das tentativas de golo da Suíça.
Três dias antes de marcar o seu primeiro golo com a camisola da Suíça contra a Alemanha, Ndoye já havia sugerido que o sonho estava próximo.
"O golo virá, não estou preocupado com isso. Já estou a fazer muitas coisas bem", disse à SRF.
Os números confirmam isso e mostram que Ndoye é um jogador com o qual a Itália deve ter cuidado.
Com uma velocidade máxima de 35,6 km/h, é o terceiro jogador mais rápido do Euro-2024, mais rápido do que o francês Kylian Mbappé, e junta-se ao francês Ousmane Dembélé e ao belga Jeremy Doku no top 5 dos jogadores com mais dribles.
É o sétimo jogador com mais tentativas de golo, a par do belga Kevin De Bruyne e a três de Cristiano Ronaldo.
O facto não passou despercebido, tendo sido noticiado esta semana que Ndoye é agora um alvo do Inter de Milão e do Manchester United.
O senegalês-suíço jogou no Nice e no Basileia antes de se transferir para o Bolonha, de Itália. Ndoye era titular da seleção sub-21 da Suíça e chegou a manifestar interesse em jogar pelo Senegal.
A Suíça ficará satisfeita por isso nunca ter acontecido, uma vez que procura outro lugar nos oitavos de final, uma fase que alcançou no Euro-2020 depois de eliminar a França.
"Mostrámos que somos capazes de enfrentar as melhores equipas. Isso dá-nos muita coragem", disse Ndoye.