Euro-2024, David Alaba, o trunfo da Áustria fora das quatro linhas

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024, David Alaba, o trunfo da Áustria fora das quatro linhas

David Alaba está a viver o Euro-2024 exclusivamente a partir do banco
David Alaba está a viver o Euro-2024 exclusivamente a partir do bancoProfimedia
O astro austríaco David Alaba, lesionado, está condenado a assistir ao Campeonato da Europa do lado de fora. No entanto, como "capitão não-jogador", é extremamente importante para o selecionador, Ralf Rangnick.

Quando David Alaba rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo, em meados de dezembro, um mundo desmoronou para o astro da Áustria. Já estava claro na época que o importante capitão da Áustria não poderia jogar no Campeonato Europeu.

O seu cirurgião, Christian Fink, disse à ServusTV que, no início, David estava"mentalmente num buraco profundo". Mas, de alguma forma, conseguiu sair dele - e viajou para o Campeonato da Europa, apesar da grave lesão.

Na qualidade de "capitão não-jogador", que se assemelha a um treinador adjunto adicional, Alaba lidera a equipa na Alemanha como o braço estendido do treinador Ralf Rangnick. E é, portanto, uma razão importante para o sucesso retumbante do torneio até agora.

"Dói um pouco, mas é claro que quero ajudar a equipa com o papel que desempenhei ao longo dos anos", disse Alaba em entrevista à ARD.

Rangnick elogia Alaba

É claro que o Alaba "preferia muito mais estar em campo", mas isso não se justificaria. A lesão era demasiado grave para isso. Cerca de um mês depois de se ter destacado na vitória da Áustria sobre a Alemanha, por 2-0, Alaba lesionou-se no jogo do Real Madrid contra o Villarreal, para o campeonato espanhol, e desde então tem estado fora de ação.

Embora tenha regressado à equipa para a final da Liga dos Campeões contra o Borussia Dortmund, foi mais para apoio moral.

No Campeonato da Europa, é agora um conselheiro valioso para o treinador, no mesmo papel que David Beckham desempenhou em tempos, para a Inglaterra, durante o Campeonato do Mundo de 2010, na África do Sul.

"É claro que a reabilitação dele é o foco principal, mas discutimos as nossas ideias para os respetivos jogos quase todos os dias", disse Rangnick. E está a dar frutos.

Depois da sensacional vitória por 3-2 sobre os Países Baixos, que qualificou a Áustria para os oitavos de final do Campeonato Europeu como vencedora do grupo, o técnico abraçou o seu adjunto adicional na frente de todos, na última terça-feira.

"Ele é uma pessoa maravilhosa em todos os aspetos", disse Rangnick numa entrevista ao 90minuten.at, em abril.

"Modesto, sem artifícios e graças. David é um capitão que não se poderia imaginar mais bonito", acrescentou.

A popularidade de Alaba na equipa ficou demonstrada quando toda a equipa o felicitou pelo seu 32.º aniversário, na passada segunda-feira. Um dia depois, o presente foi a aclamada vitória contra os Países Baixos, que Alaba festejou na linha da frente, na festa da vitória no autocarro da equipa, apesar do seu joelho magoado.

Talvez os seus companheiros de equipa possam acrescentar mais um presente aos seus 32 anos nos oitavos de final contra a Turquia, na terça-feira (20:00).

Siga o Áustria-Turquia no Flashscore