Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: De Arconada a Mbappé, a história dos duelos entre Espanha e França

David Olivares
Mbappé, em frente a Unai Simón na final da Liga das Nações 2020/21 em Milão
Mbappé, em frente a Unai Simón na final da Liga das Nações 2020/21 em MilãoProfimedia
O duelo entre Espanha e França nas meias-finais é um clássico do futebol europeu, que espera vingança, sobretudo nos Campeonatos da Europa. Se as boas recordações prevaleceram contra a Itália ou a Alemanha, apesar de algumas desilusões, houve mais resultados negativos do que positivos em jogos oficiais contra os gauleses. Estatísticas que a Espanha é perfeitamente capaz de inverter na terça-feira.

Na toal, Espanha já defrontou França 36 vezes, com 13 vitórias espanholas, sete empates e 16 vitórias francesas.

Se excluirmos os 26 jogos amigáveis disputados (o último em Saint Denis, em 2017, com uma vitória espanhola graças aos golos de David Silva, de grande penalidade, e Deulofeu), nos restantes 10 jogos houve duas vitórias de La Roja, dois empates e seis vitórias francesas.

No Campeonato do Mundo, só existiu um encontror nos oitavos de final na Alemanha 2006. Depois de uma grande primeira parte de se ter visto em desvantagem no marcador com um golo de Villa de grande penalidade, a equipa de Raymond Domenech saiu por cima com golos de Ribéry, Viera e Zidane, que se retirava no final do torneio. A França acabou por perder a final nos penáltis contra a Itália e a Espanha entraria na sua era de ouro no torneio seguinte, o Euro-2008.

Também nos encontrámos na qualificação para o Campeonato do Mundo de 2014, no Brasil. 1-1 no Calderón, com golos de Sergio Ramos e Giroud, e 0-1 para a Espanha em Saint Denis, com um golo de Pedro.

O erro de Arconada

Nos Campeonatos da Europa, por outro lado, há mais precedentes. No Euro-1984, em solo francês, Espanha chegou à final no Parc des Princes, onde perderam 2-0 para os anfitriões. Platini, com um livre que ficará na memória pelo falhanço de Arconada, e Bellone acabaram com as esperanças espanhola.

A falha de Arconada na final do Campeonato da Europa de 1984
A falha de Arconada na final do Campeonato da Europa de 1984Profimedia

Depois disso, Espanha foi eliminada na qualificação para o Suécia-1992. Recorde-se que nessa altura só havia oito equipas no torneio. Os golos de Luis Fernández e Papin tornaram inútil o 1-2 de Abelardo no Villamarín e deixaram Espanha sem um Campeonato da Europa.

Em Inglaterra, em 1996, houve encontro na fase de grupos. Resultado: 1-1. Djorkaeff colocou a França em vantagem e Caminero empatou para a Espanha.

O penálti falhado por Raúl

No Euro-2000 entre a Bélgica e os Países Baixos, os franceses cruzaram-se como espanhóis nos quartos de final. O golo de livre de Zidane tornou as coisas difíceis para Espanha. Mendieta empatou de grande penalidade e Djorkaeff marcou mais tarde o segundo golo. No último minuto, Raúl teve uma grande penalidade para o prolongamento, mas desperdiçou-a.

Os dois golos de Xabi Alonso

A melhor recordação do Espanha-França vem do Euro-2012, no Polónia e Ucrânia.Nos quartos de final, os espanhóis venceram os vizinhos do norte por 2-0, com dois golos de um grande jogador como Xabi Alonso, que não tinha sido um goleador prolífico. Aos 19 minutos, cabeceou para o fundo das redes após um cruzamento de Jordi Alba e, aos 89 minutos, converteu uma grande penalidade. Espanha acabou por ganhar esse Campeonato da Europa depois de vencer a Itália por 4-0 na final.

Xabi Alonso comemora o seu primeiro golo contra a França no Euro 2012.
Xabi Alonso comemora o seu primeiro golo contra a França no Euro 2012.AFP

O golo de Mbappé em fora de jogo

O precedente mais próximo num jogo oficial remonta à final da Liga das Nações de 2021, em San Siro. A Espanha redimiu-se ao vencer a edição de 2023, mas ainda não houve uma vingança direta contra os franceses. Poderá acontecer na próxima terça-feira em Munique?