Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: De suplente a herói, Dani Olmo levou a Espanha à vitória sobre a Alemanha

Dani Olmo com o seu prémio de homem do jogo
Dani Olmo com o seu prémio de homem do jogoReuters
Dani Olmo (26 anos), substituto de Pedri, não deveria ter jogado quase 120 minutos na vitória da Espanha sobre a Alemanha, nos quartos de final do Euro-2024, mas o atacante marcou um golo e fez uma assistência para levar o seu país às meias-finais.

Dani Olmo, conhecido pela sua habilidade e pelo seu jogo de cintura, entrou em campo aos oito minutos, após a lesão de Pedri, e deu conta do recado.

O médio marcou o primeiro golo da Espanha, aos 51 minutos, e depois fez um excelente cruzamento para Mikel Merino cabecear para o golo da vitória, aos 119 minutos, partindo o coração dos alemães.

Poucos apostariam que o jogador, que passou muitos anos nas camadas jovens da famosa academia de La Masia, do Barcelona, seria o homem do jogo, com jogadores de grande talento em ambas as equipas a darem nas vistas antes do encontro.

O que não é o caso de Dani Olmo, que teve um início de temporada conturbado no RB Leipzig.

O bom início de temporada na Bundesliga, que começou com um sensacional hat-trick na Supertaça da Alemanha contra o Bayern de Munique, em agosto do ano passado, foi interrompido em outubro por uma lesão no ombro que o deixou afastado por várias semanas.

Nessa altura, já tinha oito golos marcados em sete jogos em todas as competições. Teve, no entanto, a sorte de não ter sofrido uma fratura que teria feito descarrilar completamente a sua época e até colocado em risco a sua participação no Euro-2024.

Dani Olmo joga habitualmente na esquerda, mas, sendo um médio extremamente versátil, está igualmente à vontade como falso nove.

Esta sexta-feira, as suas habilidades e truques foram necessários durante toda a partida, com o jogo da Alemanha a causar alguns problemas à sua equipa.

Olmo colocou a equipa em vantagem seis minutos após o início da segunda parte, com um remate rasteiro. Depois, manteve a calma mesmo depois de o empate da Alemanha, aos 89 minutos, ter levado o jogo para o prolongamento e de a energia dos seus companheiros ter diminuído gradualmente.

Com o jogo a encaminhar-se para a disputa de penáltis, Dani Olmo ainda tinha uma última cartada na manga. A 20 metros da área, movimentou-se e viu Merino na área.

Após o jogo, o jogador concentrou-se mais na lesão no joelho de Pedri do que na sua própria atuação como homem do jogo.

"Estou completamente acabado, completamente vazio", disse.

"A vitória é de todos nós. O grupo é o mais importante. Espero que a lesão de Pedri não seja grave, porque ele é um jogador muito importante para nós", sublinhou.