Euro-2024: Depois da polémica, Felix Zwayer vai fazer a estreia no Itália-Albânia
A partida será inteiramente dirigida por alemães. Zwayer será auxiliado por Jan Seidel e Rafael Foltyn na linha lateral. Daniel Siebert, será o quarto árbitro. Bastian Dankert e Christian Dingert vão estar na sala do VAR em Leipzig. Apenas o segundo assistente do VAR, Rob Dieperink, vem dos Países Baixos
"Quero dar o meu melhor desempenho possível", disse Zwayer, que foi VAR no Campeonato do Mundo de 2018, ao SID pouco antes do Campeonato da Europa:"Será um momento especial quando estiveres no túnel e arbitrares o teu primeiro jogo. Espero que o ambiente seja ótimo".
A nomeação de Zwayer para o Campeonato da Europa não foi isenta de controvérsia. Afinal, há dois anos e meio, teve de atravessar um vale profundo, quando o seu envolvimento no escândalo da manipulação de Robert Hoyzer voltou a ser um tema importante durante semanas.
Em particular, Manuel Gräfe criticou repetidamente Zwayer verbalmente no passado."Não vou dizer nada sobre isso", respondeu recentemente o agente imobiliário, quando lhe perguntaram se ainda podia levar a sério as críticas constantes do seu antigo colega.
Zwayer faz parte da equipa de 19 árbitros da União Europeia de Futebol (UEFA) durante o Mundial. Os árbitros ficarão alojados num hotel de cinco estrelas nos arredores de Frankfurt.
No sábado, Zwayer terá de estar atento à nova proibição de ajuntamentos, que já tinha saudado antecipadamente. Para acabar com a formação de multidões após decisões polémicas, apenas os capitães poderão falar com os árbitros - caso contrário, serão imediatamente punidos com um cartão amarelo.