Euro-2024: Depois das críticas, começam a chegar os elogios à organização alemã
De acordo com Höjbjerg, as grandes expectativas foram satisfeitas na primeira semana do torneio, apesar de o tempo ter desiludido os organizadores até agora, ao contrário do que aconteceu no Campeonato do Mundo de 2006.
"É muito divertido. Estes são os estádios em que queremos jogar", disse o ex-jogador Bayern Munique, de 28 anos, após o empate em 1-1 da Dinamarca com a Inglaterra, em Frankfurt. "É ótimo fazer parte disso. Dá-nos um impulso", acrescentou.
Recorde o Dinamarca-Inglaterra
As "pequenas coisas" ainda não encaixam
No entanto, até à confissão de Höjbjerg, a Alemanha tinha sido alvo de muitas críticas. Os ingleses criticaram os transportes locais e regionais nos arredores de Gelsenkirchen, houve queixas sobre problemas de acesso aos estádios, os sérvios sentiram-se discriminados por cânticos de ódio e a qualidade do relvado não foi apenas criticada em Frankfurt.
"É evidente que há coisas que podem ser melhoradas. Também sabemos que nem tudo foi perfeito na entrada. Há pequenas coisas", admitiu o diretor do torneio, Philipp Lahm, na sexta-feira, no programa da manhã da ARD .
"No geral, estamos muito satisfeitos com a forma como tudo está a correr. Simplesmente há muita gente. Nem sempre é possível colocá-los todos no estádio ou fora dele no menor tempo possível", acrescentou.
Excelente ambiente no estádio
Tal como Höjbjerg, que atualmente joga no Tottenham, Lahm concentra-se no ambiente "excecional" dos estádios.
"Sinto-o nos estádios, o ambiente é fantástico", afirmou o antigo jogador de 40 anos na Sky.
"Independentemente do país que está a jogar, as zonas de adeptos também são impressionantes. É uma atmosfera sensacional e estou ansioso pelas próximas semanas", assumiu.
Bernd Neuendorf também tirou uma conclusão provisória igualmente positiva.
"Vejo bandeiras de todos os países nas ruas, a Alemanha é um país com muitas culturas, é bom ver isso no Campeonato Europeu", disse o presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB) na MagentaTV: "É uma grande experiência para os convidados que vêm até nós, mas também para as cidades anfitriãs".
Tal como Lahm, Neuendorf abordou as "pequenas coisas" que acontecem "de um momento para o outro", "mas que temos sob controlo e onde ainda precisamos de melhorar um pouco".
"Estamos a identificar os erros em conjunto com a UEFA", assumiu Neuendorf, que também elogiou a polícia, que "tem tido tudo sob controlo muito bem até agora".
No entanto, o chefe da federação também sabe que o bem e o mal do clima no país dependem naturalmente da equipa nacional.
"Se continuarmos a ter sucesso, então continuará a crescer", disse Neuendorf.
"As pessoas sentem o poder e a força que o futebol pode desencadear", explicou.