Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Dinamarca arranca preparação em Elsinore

Ritzau
Kasper Hjulmand, o selecionador dinamarquês
Kasper Hjulmand, o selecionador dinamarquêsLiselotte Sabroe/Ritzau Scanpix
Na segunda-feira, a seleção dinamarquesa de futebol arrancou o estágio para o Campeonato da Europa em Elsinore e, embora haja muitas sessões de treino e dois jogos particulares na próxima semana antes de viajar para a Alemanha, a estreia no Campeonato da Europa contra a Eslovénia, a 16 de junho, terá um grande impacto no que a equipa nacional fizer esta semana.

Hjulmand e a sua equipa fizeram um levantamento cuidadoso da condição física dos jogadores e analisaram o tipo de carga de treino de que cada jogador necessita e quantos minutos devem ser adicionados a essa carga nos jogos de teste contra a Suécia e a Noruega, na quarta-feira e no sábado.

"Esta semana temos de nos certificar de que colocamos o maior número possível de jogadores numa situação que lhes permita jogar 90 minutos no dia 16 de junho. Precisamos de ter o maior número possível de botões para pressionar contra a Eslovénia. É um puzzle que tem de ser resolvido. Temos 26 jogadores e planeámos o que será melhor para cada um deles esta semana, para que estejam o mais fortes possível no dia 16 de junho. Mas não podemos garantir que todos tenham o que é melhor para eles", diz Kasper Hjulmand.

"Alguns não precisam de muito tempo de jogo, enquanto outros estão em boa forma, mas precisam de mais tempo de jogo para afinar os movimentos", explicou o selecionador da Dinamarca.

Por exemplo, Andreas Christensen não joga uma partida completa de futebol há meses, mas tem tido tempo de jogo contínuo e precisa de descansar, enquanto o capitão Simon Kjær só teve três minutos de jogo após um período de lesão e precisa de mais aptidão para o jogo.

"Não há ninguém que possamos excluir, nesta fase, de jogar 90 minutos contra a Eslovénia. Não sabemos se é possível com o Andreas Christensen, mas vamos usar a preparação para garantir que ele jogue o máximo de minutos possível. Mas não queremos que ele jogue 95 minutos, nem que isso lhe custe o próximo jogo do Campeonato da Europa", explicou Kasper Hjulmand.

Os 26 jogadores da equipa do Campeonato da Europa vão treinar pela primeira vez em Helsingør na segunda-feira à tarde. É possível que Simon Kjær falte à sessão de treino, uma vez que foi afetado por um voo atrasado.