Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Dinamarca entre Delaney e Norgaard para substituir Hjulmand

Ritzau
Christian Nørgaard está na calha para ser titular contra a Alemanha
Christian Nørgaard está na calha para ser titular contra a AlemanhaAFP
Quando a seleção dinamarquesa tentar passar aos oitavos de final do Campeonato da Europa, no sábado à noite, não poderá contar com o médio do Sporting, Morten Hjulmand, que vai ter de cumprir castigo, depois de ter recebido dois cartões amarelos na fase de grupos.

Assim, Pierre-Emile Højbjerg vai precisar de um novo parceiro no meio-campo da Dinamarca, e Kasper Hjulmand terá de escolher entre dois jogadores: o enérgico lutador Thomas Delaney ou o atento e forte com bola Christian Nørgaard.

O treinador não diz quem será o escolhido, mas procura as mesmas qualidades que a seleção dinamarquesa perderá com a ausência de Morten Hjulmand.

A Alemanha tem uma grande força no centro do campo, e a capacidade de se manter na sala de máquinas será fundamental.

"Vou precisar de algumas das mesmas coisas que Morten Hjulmand pode fazer. Precisamos de ser incrivelmente bons no centro, onde a Alemanha tem muitos jogadores. Ilkay Gündogan movimenta-se muito bem ali, Kai Havertz é bom em cair no espaço, e Jamal Musiala passeia um pouco. E depois têm o Toni Kroos, que cria calma e equilíbrio", explicou o selecionador.

"Precisamos de fechar o espaço central, mas ao mesmo tempo temos de ser capazes de jogar futebol. A Alemanha é uma das equipas mais pressionantes do Campeonato da Europa, recupera a bola muito rapidamente, por isso é importante que possamos jogar a bola muito rapidamente. A equipa que escolhermos tem de ser capaz de fazer muitas coisas. Precisamos de ser bons com a bola, precisamos de ter períodos em que jogamos, mas também precisamos de ser capazes de defender todo esse espaço", acrescentou Kasper Hjulmand.

Em suma, é de um guerreiro ou de um jogador de bola que mais precisam? "Dos dois", respondeu Hjulmand.

Delaney jogou os últimos minutos do primeiro jogo da Dinamarca na fase de grupos do Euro, ficou de fora do segundo jogo devido a uma indisposição gástrica, antes de jogar 15 minutos no empate de terça-feira, com a Sérvia. Nørgaard fez breves aparições nos dois primeiros jogos da Dinamarca no Campeonato da Europa.

O selecionador tem ainda uma terceira opção contra a Alemanha, mas não é favorável a ela. Andreas Christensen jogou no meio-campo defensivo do Barcelona esta primavera, mas seria insensato retirar uma parte importante do bom funcionamento da defesa dinamarquesa.

No entanto, é possível que no jogo contra a Alemanha haja situações em que Christensen avance um pouco mais no terreno de jogo.

"Penso em fazer isso às vezes, é definitivamente uma opção, mas acho que os nossos três defesas dão à equipa uma base extremamente forte. É raro ver uma defesa a três a jogar tão bem", explicou o treinador.

"Christensen oferece alguma flexibilidade porque pode entrar no meio-campo, e veremos se conseguimos tirar mais partido disso", acrescentou Kasper Hjulmand.

Parece certo que Mathias Jensen não vai jogar a titular. O médio centro não jogou um único minuto nos cinco jogos internacionais que a Dinamarca disputou nas últimas três semanas.

Siga o Alemanha-Dinamarca no Flashscore